TROCA DO SENSOR DE COMBUSTÍVEL



QUAIS DEFEITOS E QUANDO FAZER TROCA DO SENSOR DE COMBUSTÍVEL?

O sensor de nível de combustível, também conhecido como boia de combustível, não tem uma quilometragem específica para ser substituído. Contudo, é uma peça que sofre desgaste ao longo do tempo e precisa ser trocada quando apresenta defeitos.





Em muitos casos é possível o motorista perceber quando o sensor está com problemas, porque o comportamento do nível de combustível no painel fica confuso e não corresponde à realidade. Por exemplo, o ponteiro mudar de nível muito rapidamente ou não se alterar após o abastecimento do tanque. Ao primeiro sinal o correto é procurar uma oficina de confiança.


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O principal vilão do sensor de é a presença de água no combustível, o que gera a oxidação da peça, que perde sua precisão. Não é à toa que a quantidade de problemas envolvendo sensores de combustível aumentou muito com o advento dos carros flex, isso porque o etanol usado nos carros é hidratado, levando água na sua composição.


QUANTO CUSTA A TROCA DO SENSOR DE COMBUSTÍVEL?

O preço da troca do sensor pode variar muito dependendo do tipo de veículo e da marca do sensor utilizado. O custo da mão-de-obra cobrada pelas oficinas também varia, mas relativamente pouco. Veja o preço médio de mercado para alguns modelos:



Preços baseado em média de mercado

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O QUE É E PARA QUE SERVE O SENSOR DE COMBUSTÍVEL?

O sensor de nível de combustível é composto por uma boia e uma haste, que flutua para cima e para baixo de acordo com o volume de combustível presente no tanque, ativa um potenciômetro que transmite essa informação ao painel do motorista.

O sensor fica acoplado ao módulo de combustível - que engloba também a bomba de combustível, o pré-filtro e o regulador de pressão - e fica dentro do tanque do carro. Esse sensor tem a função de medir a quantidade de combustível no tanque do carro

Quando defeituoso o motorista não sabe quanto combustível ainda tem disponível no tanque, correndo o risco de ficar parado no trânsito por falta de combustível. Além dos riscos envolvidos, ficar sem combustível dá multa de aproximadamente R$ 85,00 e quatro pontos na CNH.


COMO É FEITA A TROCA DO SENSOR DE COMBUSTÍVEL?

Para fazer a troca do sensor de combustível o mecânico seguirá o seguinte procedimento:

  • Remover o banco traseiro do carro, para acessar o conjunto do módulo de combustível que fica dentro do tanque.
  • Retirar a tampa plástica e remover o conector elétrico do módulo.
  • Dar partida até o carro “morrer”, para evitar vazamento de combustível durante a troca do sensor.
  • Desenroscar a porca de fixação do módulo e remover todo conjunto.
  • Substituir o sensor e remontar o conjunto, fora do tanque.
  • Antes de recolocar o conjunto no tanque é indicado testar se o indicar de combustível no painel informa corretamente se o tanque está cheio ou vazio, dependendo da posição do sensor.
  • Após recolocar o conjunto no tanque e reconectar o chicote elétrico, deve-se esperar 5 minutos para ligar o carro e testar novamente se o painel reconhece o nível de combustível correto.





    A troca do sensor é um serviço relativamente complexo, levando cerca de 1 hora para ser realizado.

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE O SENSOR DE COMBUSTÍVEL

  • Evite rodar muito tempo com o tanque de combustível na reserva.
  • Procure abastecer em postos de confiança, os quais você já conhece e nunca teve problemas com a qualidade do combustível.
  • Utilize um sensor de nível compatível com o seu carro e indicado pela montadora. Você pode conferir essa informação no manual do proprietário ou aqui.
  • Faça as revisões preventivas periodicamente, trocando o filtro de combustível a cada 10 mil km.





    As principais marcas de sensor de combustível do mercado são: Bosch, TSA, Gauss, DS, Universal.



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