TROCA DE LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
QUANDO FAZER A TROCA DO LÍQUIDO DO RADIADOR?
A troca do líquido do radiador, também conhecido fluido de arrefecimento, é recomendada a cada 30 mil quilômetros ou 2 anos.
Faça a revisão do líquido a cada 10 mil quilômetros. Em muitos casos o aditivo fica contaminado, o que compromete sua capacidade de aumentar o ponto de ebulição da água, comprometendo sua função.
QUAIS SINTOMAS INDICAM PROBLEMAS COM O LÍQUIDO DO RADIADOR?
- Luz de temperatura do motor do painel acesa.
- Carro superaquecendo com frequência.
- Maior consumo de combustível.
- Demora para acelerar o carro.
QUANTO CUSTA A TROCA DO LÍQUIDO DO RADIADOR?
O preço da troca do fluido de arrefecimento do radiador variar dependendo do tipo de veículo. Cada carro exige uma quantidade específica de líquido e um percentual diferente de mistura entre água e aditivo. Veja o preço médio de mercado para alguns modelos:
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O QUE É E PARA QUE SERVE O LÍQUIDO DO RADIADOR?
Como parte do sistema de arrefecimento, o líquido do radiador tem a função de manter o motor funcionando na sua temperatura ideal de trabalho. O fluido é uma mistura de água e aditivo que transita entre o radiador e os dutos d o bloco do motor, fazendo a troca de calor entre as peças.
O motor dos carros a combustão esquenta muito devido à queima da mistura de ar e combustível que faz o carro andar. Quando superaquece ou resfria muito o motor tem sua performance comprometida, o que pode gerar grandes prejuízos ao longo do tempo.
Um líquido de radiador comprometido implica no maior desgaste das peças do motor, maior consumo de combustível e maior emissão de poluentes.
COMO É FEITA A TROCA DO LÍQUIDO DO RADIADOR?
Em alguns casos é possível apenas preencher o líquido do radiador, desde que o líquido atual não esteja comprometido. Na maioria das vezes, contudo, o correto é fazer a substituição completa do líquido.
Para trocar o fluído o procedimento abaixo deve ser seguido pelo mecânico:
- Desligar o carro e esperar cerca de 10 minutos até o motor esfriar.
- Abrir o sistema de arrefecimento para escoar todo líquido de arrefecimento. Isso pode ser feito de forma manual ou com a ajuda de aparelhos
- Abrir o respiro do sistema para evitar a formação de bolhas de ar dentro das mangueiras e do radiador.
- Colocar o líquido novo na proporção correta de água e aditivo produto novo de volta no sistema (5A). Coloque até a medida indicada, mas veja também se o líquido está saindo pelo respiro, o que significa que não tem mais bolhas no sistema
- Após a troca deve-se checar a estanqueidade e a pressurização do sistema.
A substituição ou reposição do líquido do radiador é um serviço bastante simples e demora cerca de 15 minutos para ser realizado.
É importante que ao trocar o fluido de arrefecimento sejam verificados também a condição das mangueiras, do radiador, da válvula termostática e da ventoinha.
CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE O LÍQUIDO DO RADIADOR
- Sempre utilize aditivos com as especificações recomendadas pela montadora do seu carro. Essa informação pode ser encontrada no Manual do Proprietário ou aqui.
- O líquido é composto por uma mistura de água desmineralizada e aditivo, que podem varia na proporção dependendo do carro. Em muitos casos a proporção é de 50% / 50%, mas não é raro carros que demandam a proporção de 30% ou 40% de aditivo.
- Existem diferentes tipos de aditivos: os de tecnologia de Ácidos Inorgânicos (IAT), Ácidos Orgânicos (OAT) e Ácidos Orgânicos Híbridos (HOAT). Cada montadora geralmente adota um tipo de aditivo para toda sua linha de veículos.
- Não use água de torneira, ela contém minerais e outros materiais (ex.: cloro) que prejudicam as peças do motor e as mangueiras do sistema.
- Existe no mercado produtos pré-diluídos, com os quais não é preciso fazer a diluição do aditivo em água. Se optar por essa opção, fique atento a proporção da mistura.
- O aditivo é um produto barato. Procure usar marcas que tenham produtos certificados e homologados.
Existem várias marcas de aditivo para radiador no Brasil, as mais conhecidas são: Valeo, Delphi, Total, Texaco, Bardahl, Orbi, Emopeças e V8.
Quer saber mais? Veja nosso Guia do Sistema de Arrefecimento.
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