TROCA DO FLUIDO DE FREIO



QUANDO FAZER A TROCA DO FLUIDO DE FREIO?

  • Faça a troca do fluido a cada 2 anos ou 20 mil quilômetros, mas verifique seu nível e estado a cada 1 ano ou 10 mil quilômetros.
  • Quando a luz do freio de mão se acende do painel e permanece ligada mesmo com a alavanca do freio de mão destravada.
  • Faça a troca quando a cor e viscosidade do fluido se alterarem muito. Essas mudanças indicam que o fluido está úmido, o que faz com que ele perca suas características.
  • Em casos de diminuição do nível do fluido de freio é indicado procurar a origem do vazamento antes de fazer o preenchimento do fluido. Somente repor o fluido é indicado para casos de emergência e não resolve a causa do problema. Além disso, após resolver o problema o correto é trocar todo o fluido para evitar contaminação no sistema de freio com um todo.

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QUAIS SINTOMAS PODEM INDICAR A NECESSIDADE DE TROCAR O FLUIDO?

  • Quando o motorista precisa acionar o pedal com mais força para frear o carro.
  • Quando o pedal de freio fica fundo.
  • Quando o tempo de resposta do sistema de frenagem aumenta, demorando mais tempo para o carro frear.
  • Quando a quilometragem da última troca do fluido atingir 20 mil quilômetros.

QUAL O CUSTO DA TROCA DO FLUIDO DE FREIO?

O preço da troca varia conforme o modelo do carro e a marca do fluido utilizado e da oficina escolhida para se realizar o serviço. Veja o preço médio de mercado para alguns veículos:

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PARA QUE SERVE A TROCA DO FLUIDO DE FREIO?

A função do fluido de freio é transmitir a força do pedal para as rodas. por isso, que a troca é importante já que excesso de umidade causa ferrugem nas demais peças do sistema de freio.

O principal problema com o fluido de freio é o vencimento e a umidade excessiva. Ambos problemas reduzem a capacidade do sistema de frenagem e colocam a segurança do veículo e dos passageiros em risco, sendo primordial rodar com esse fluido em boas condições.


COMO É FEITA A TROCA DO FLUIDO DE FREIO?

A substituição do fluido de freio é um serviço que envolve, ao mesmo tempo, a remoção do fluido antigo por meio de um procedimento chamado sangria e a reposição do fluido novo no sistema.





O mecânico, de forma geral, deverá seguir o passo-a-passo abaixo:

  • Desparafusar e remover as rodas do carro.
  • Abrir o capô e desenroscar a tampa do reservatório do fluido de freio.
  • Após confirmar que o fluido realmente precisa ser trocado, é necessário retirar o reservatório e lavar, secando bem antes de colocá-lo de volta.
  • Encher o reservatório com o fluido de freio novo.
  • Fazer a sangria nas rodas à medida que for colocando mais fluido no reservatório.
  • Para fazer a sangria é necessário desconectar as mangueiras que levam o fluido até as rodas e fazer o bombeamento do pedal de freio para que o fluido antigo saia pelas mangueiras e seja possível ver o novo fluido chegando. Após isso deve-se reconectar a mangueira do fluido na roda.
  • Esse procedimento deve ser feito em cada uma das rodas, separadamente, tomando cuidado para coletar o fluido antigo e não o deixar sujar outras peças do carro.
  • Outro cuidado a ser tomado é usar um limitador na hora de fazer o bombeamento do pedal de freio, para evitar que o cilindro mestre de freio seja danificado no processo.
  • Ao fim do processo, deve-se checar se não há vazamentos e testar o freio para assegurar que o serviço foi bem executado.

A troca do fluido de freio é um serviço complexo, que exige o trabalho de duas pessoas e demora cerca de 1 hora para ser executado.

É importante que ao fazer a troca do fluido o mecânico também verifique a condição das pastilhas e dos discos de freio.


CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE TROCA DO FLUIDO DE FREIO

  • Utilize somente fluidos com a numeração DOT indicada para o seu carro, que podem ser – classificados como DOT 3, 4 e 5.1. Você pode encontrar essa informação do Manual do Proprietário.
  • O DOT é uma medida criada pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos, mas que foi adotado mundialmente, para classificar o fluido de freio de acordo com o seu ponto de ebulição.
  • Quanto maior o DOT, maior o ponto de ebulição. Portanto, melhor a resposta do fluido ao acionamento do freio. Essa característica é a mais valorizada porque o fluido de freio não pode perder volume quando a temperatura aumenta. Se isso acontecer, ele não será capaz de transmitir a força de frenagem para as rodas.
  • O fluido compõe o sistema de freio e são considerados um item de segurança do carro. Por isso, evite economizar comprando fluidos de freio de baixa qualidade ou misturar fluido novo com fluido antigo apenas repondo o nível do fluido.





    As principais marcas de válvula termostática do mercado são: MTE-THOMSON, Cofap, Magneti Marelli, VDO, Mopar, Iguaçu, MD Mando, BorgWarner, Belair e Wahler.



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Quer saber mais? Veja nosso Guia do Sistema de Freio do Carro.


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