TROCA DOS BICOS INJETORES



QUANDO FAZER A TROCA DOS BICOS INJETORES?

Diferente de outras peças os bicos injetores não possuem uma quilometragem ou periodicidade específicas para serem trocados e só devem ser substituídos quando defeitos forem detectados. Os seguintes testes devem ser feitos para avaliar a necessidade de se fazer a troca dos bicos:

  • Teste de resistência: verifica se há algum defeito elétrico nos bicos, que podem estar com a bobina aberta ou em curto-circuito.
  • Teste de estanqueidade: averigua se os bicos conseguem impedir a passagem do combustível quando necessário.
  • Teste do leque: checa se a direção dos jatos de combustível liberados pelos bicos está adequada.
  • Teste de equalização: verifica se a quantidade de combustível liberada pelos bicos está correta e similar.

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Em muitos casos, quando os defeitos apresentados não comprometem o funcionamento dos bicos de forma definitiva é possível fazer apenas a limpeza dos bicos, serviço que em geral sai mais barato do que a troca das peças.


QUAIS SINTOMAS PODEM INDICAR A NECESSIDADE DE SE TROCAR OS BICOS?

Os sinais perceptíveis ao motorista quando os bicos injetores são os seguintes:

  • Aumento do consumo de combustível.
  • Carro engasgando, principalmente em marchas lentas.
  • Perda de potência do motor.

Contudo, esses mesmos problemas são ocorrem quando outras peças do sistema de injeção eletrônica e de alimentação de combustível do carro estão com problemas, como a bomba e o filtro de combustível e as válvulas do motor.

Portanto, é primordial que o mecânico verifique se os bicos realmente estão com algum defeito antes de fazer a troca.

Em caso de troca desnecessária, além do custo dos bicos o prejuízo será maior quando o motorista perceber que o problema não foi resolvido e terá que retornar à oficina para refazer o diagnóstico.


QUAL O CUSTO DA TROCA DO BICO INJETOR?

O preço da troca varia conforme o modelo do carro, a marca dos bicos utilizados e da oficina escolhida. Veja o preço médio de mercado para alguns veículos:

Quer ver mais preços? Informe o seu veículo na barra de busca para fazer um orçamento online e gratuito da troca dos bicos injetores do seu veículo.


O QUE É E PARA QUE SERVE O BICO INJETOR?

O bico injetor é uma válvula que controla a quantidade de combustível que é lançada dentro do motor para o processo de combustão nos cilindros. A quantidade de bicos varia conforme a quantidade de cilindros no carro. No Brasil, a maioria dos carros conta com quatro cilindros, com um bico por cilindro.

Quando o bico injetor tem algum defeito a quantidade de combustível que chega até o motor é incorreta, prejudicando seu funcionamento adequado e resultando em diversos problemas.

A maioria dos problemas nos bicos é causada por impurezas presentes no combustível. Apesar de passar por três filtros até chegar ao motor - filtro da bomba de combustível, filtro de combustível e o próprio filtro do bico - é possível que o combustível ainda contenha partículas que podem entupir um desregular os bicos.

Portanto, utilizar combustíveis de qualidade e trocar o filtro de combustível na frequência adequada são as melhores maneiras de prevenir problemas nos bicos.


COMO É FEITA A TROCA DOS BICOS INJETORES?

Lembramos que antes de fazer a troca dos bicos o correto é que, ao retirar os bicos antigos, o mecânico faça todos os testes para confirmar se o problema, de fato, está nos bicos injetores.

Para se troca os bicos o mecânico, de forma geral, deverá seguir o procedimento abaixo:

  • Desligar o carro e abrir o capô.
  • Remover a tampa protetora do motor, se houver.
  • Remover os parafusos que seguram a flauta e desencaixar os bicos do coletor de admissão do motor.
  • Retirar os conectores dos bicos e desencaixá-los da flauta.
  • Encaixar os novos bicos na flauta, reinstalando todos os elementos desconectados na retirada dos bicos antigos.
  • Ao fim do processo é indicado ligar o carro para confirmar se o serviço foi bem executado.

    A troca dos bicos é um serviço complexo, que exige uma série de ferramentas, levando cerca de 1 hora para ser executado.

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES TROCA DOS BICOS INJETORES

  • Não faça a troca preventiva dos bicos injetores. Esse procedimento só pode ser feito de forma corretiva.
  • Utilize bicos com a especificação correta para o seu carro. Alguns modelos podem ter aparências similares, mas funcionamento muito distintos. Então, escolha o bico com base no código do fabricante indicado para o seu carro.
  • Após a troca dos bicos procure medir o consumo de combustível do carro para checar se houve alterações. Se o consumo aumentou é sinal de que deve haver problemas em outras peças do carro ou que o serviço não foi bem executado.



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