Sensor de Estacionamento


1. O que é Sensor de Estacionamento?

O sensor de estacionamento é um dispositivo de segurança que ajuda o motorista durante as manobras. Na maioria das vezes é instalado no pára-choque do veículo, mas também pode ser colocado na frente ou nas laterais. Ele funciona detectando a distância entre o carro e outros obstáculos (carros, pilastras, postes). O acessório é muito útil para estacionar, evitando colisões e auxiliando a guiar o veículo.


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2. Como funciona o Sensor de Estacionamento?

Basicamente existem dois tipos de sensor de estacionamento, os modelos que funcionam através do ultrassom e o que funcionam por eletromagnetismo. Vamos entender a diferença entre eles e como cada um funciona agora.

a) Sensor de Estacionamento Ultrassonográfico

Esses são os mais comuns. Receptores de sinais são distribuídos em pontos estratégicos garantindo o controle de vários ângulos do veículo. Pode ser instalado em qualquer tipo de para-choque.

Como funciona: O sensor de estacionamento ultrassonográfico funciona por sinais auditivos imperceptíveis ao ouvido humano. Esses sinais são direcionados aos objetos ao redor e rebatidos. Quando rebatidos, são captados pelos sensores que passam a informação – distância do obstáculo – para o condutor. Normalmente os avisos são por meio de sinais sonoros que variam de intensidade conforme a proximidade dos objetos.

b) Sensor de Estacionamento Eletromagnético

No caso do sensor eletromagnético, o pára-choque do veículo precisa ser retirado completamente para a instalação. A instalação é direta na estrutura do carro para, só depois, ser recolocado o para-choque. Normalmente, esse modelo é usado em veículos que não possuem pára-choque de metal, como pick-ups e SUVs, porque o metal interfere no sinal.

Como funciona: Os sensores mandam sinais eletromagnéticos lançados aos objetos. Quando os sinais voltam, eles informam a proximidade dos obstáculos pelos cálculos de distância em relação ao tempo de chegada dos sinais.

c) EXTRA: Câmera de Ré

Para motoristas mais exigentes, ou menos experientes, existe a câmera de ré que junto com os sensores, informa a distância e ainda transmite imagens do local. As câmeras são instaladas ou no pára-choque do veículo, ou no vidro traseira – no caso de carros grandes. As imagens são transmitidas pelos kits de multimídia.


3. Quando é necessário fazer a Troca do Sensor de Estacionamento?

O sistema do sensor de estacionamento está sujeito, como todo os demais, a defeitos de funcionamento. Os mais comuns são fáceis de consertar. Mesmo assim, indicamos que procure por um profissional se perceber alguma coisa fora do comum. O sensor de estacionamento está ligado a parte elétrica, por isso requer cuidado e atenção.

Existem basicamente seis situações comuns em que você precisará reparar ou trocar o sensor de ré:

  • O sensor não funciona;
  • A luz de ré não acende;
  • O fusível de ré está com defeito
  • o interruptor de ré está estragado.
  • Outro defeito é no módulo de proximidade. Acontece muito depois de acidentes. É bom checar os sensores caso tenha sofrido alguma batida na traseira.
  • O sistema que cuida do apito também pode dar problemas, mas normalmente isso está relacionado a qualidade do produto. É necessária a troca e avalie trocar de marca.

O funcionamento do sensor de ré está relacionado com a luz de ré porque é dela que vem a energia para ele funcionar. Isso porque o sensor só deve funcionar para essa manobra, logo, é mais prático que esteja conectado à luz que acende quando a ré é engatada.


4. Quais reparos podem ser feitos no Sensor de Estacionamento?

Se o defeito for no sensor, provavelmente terá que trocá-lo. Se for um problema de fusível, precisará trocar a peça queimada – saiba como trocar os fuzis na página de troca de bateria.

Se a complicação for a luz de ré, podem ser falhas nessa parte do sistema elétrico, então um profissional terá que avaliar exatamente qual o problema. O defeito no interruptor é fácil de descobrir, é só seguir o passo a passo do item 6.  


5. Como testar o interruptor de ré?

a) Preciso entender de mecânica para testar o interruptor de ré?

DÁ PARA FAZER, MAS NÃO BOBEIA!

Não precisa de conhecimento muito aprofundado de mecânica, mas tem de saber onde ficam as peças. As ferramentas necessárias são fáceis de encontrar. Só fique atento ao passo-a-passo e à proteção.

b) O que eu preciso para testar o interruptor de ré?

  • Luvas de borracha isolante para proteção
  • Fitas isolante para conectar os fios
  • Outro Interruptor de Ré

c) Passo-a-passo para testar o interruptor de ré?

1º Passo: Encontre o interruptor da ré

A sua localização muda conforme o modelo do carro, mas você encontra essas informações no manual.  

2º Paso: Desligue a tomada do sensor

Desligue a tomada do sensor de ré e ligue os fios dele um no outro.

3º Passo: Ligue a chave do carro

Ligue a chave só até acender o painel e veja se a luz de ré acendeu também e se o sensor de estacionamento também. Se funcionar é porque o interruptor está com problemas e precisará ser trocado.


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