Problemas mecânicos comuns da Volkswagen Saveiro

Confira os principais problemas mecânicos, elétricos e estruturais crônicos sobre a Volkswagen Saveiro e quais as possíveis soluções para cada um.


Visão geral da Volkswagen Saveiro



Lançada no Brasil em 1983, a Volkswagen Saveiro é uma das pickups de pequeno porte de maior sucesso no país. Construída na mesma plataforma do Gol, o carro da montadora alemã já está eem sua 5ª geração e compete pela liderança no seu segmento com a Strada e com a Montana.

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Em termos de mecânica a Saveiro é conhecida pela robustez e, apesar de estar há tanto tempo no mercado, não apresenta muitos defeitos crônicos. Sendo que muitos problemas que ocorreram no passado com a caminhonete foram sendo corrigidos pela Volkswagen.



Atualmente, o Índice de Manutenção Veicular (IMV) do CESVI para a Volkswagen Saveiro, que indica o custo de se fazer a manutenção recomendada pela montadora é de 25, numa escala que vai de 10 a 60, em que o menor número representa um custo de manutenção mais baixa. Esse é considerado um índice baixo para a categoria das pickups pequenas.



Abaixo listamos alguns dos defeitos mecânicos mais recorrentes da Saveiro e os possíveis reparos indicadas para cada problema. Você também pode conferir a tabela de manutenção preventiva da Volkswagen Saveiro até os 120 mil km que preparamos.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Principais problemas mecânicos da Volkswagen Saveiro



1. Nível de óleo do motor baixando

Problema: Uma reclamação comum dos donos de Saveiro é o nível do óleo baixando muito rápido. Isso acontece de forma recorrente porque existe um defeito crônico na montagem do motor da Saveiro, em especial na versão 1.6 16V MSI, que permite a passagem de óleo dos dutos para a câmara de combustão. Isso é causado pelo desgaste de peças do motor, principalmente dos anéis e dos vedadores das hastes das válvulas.

Solução: Troca dos anéis do motor e dos vedadores das válvulas de admissão e escape.



2. Motor falhando

Problema: Muitos mecânicos relatam que recebem em suas oficinas exemplares de Saveiro com falhas no motor. Os motoristas relatam que, de repente, o motor perde potência, começa a gastar mais combustível e fazer um barulho de batida incomum. A principal razão para isso é uma falha recorrente na bobina de ignição da Saveiro. O papel da bobina de ignição é gerar a corrente de baixa tensão proveniente da bateria transformar a tensão da bateria em alta tensão para as velas de ignição. Quando a bobina não funciona adequadamente o motor não funciona de forma eficiente e apresenta diversos sintomas, como os enumerados acima.

Solução: Troca da bobina de ignição, além da verificação do estado das velas e cabos.



3. Barulho nos freios

Problema: Chiado muito alto quando o motorista aciona os freios, vindos do eixo traseiro. As rodas traseiras da Saveiro, assim como a maioria dos veículos nacionais, são equipadas com sistema de freio a tambor e não a disco. Nesse caso o problema mais comum é o próprio tambor de freio. O tambor peça que é pressionada pelas lonas e reduzem a velocidade pelo atrito, que é o mesmo princípio do sistema de freio a disco.

Solução: Troca dos tambores de freio.



4. Luz de injeção acesa

Problema: Muitos proprietários relatam que a Saveiro acende a luz da injeção eletrônica do painel. Relembrando, existem inúmeras causas que levam a um problema na injeção eletrônica. Mas no caso da Saveiro, um problema comum é o desgaste prematuro do catalisador. Essa peça é responsável por filtrar os gases provenientes do processo de combustão, diminuindo a incidência de gases poluentes. Como logo após o catalisador existe um sensor para medir a quantidade de oxigênio nos gases que serão despejados no ambiente, o sensor de oxigênio ou sonda lambda, quando o catalisador tem algum defeito a luz de injeção fica acesa no painel para indicar ao motorista que existe um problema no sistema.

Solução: Troca do catalisador e avaliação do estado da sonda lambda pós catalisador.



5. Motor morre e não volta a ligar

Problema: Outra falha comum alvo da reclamação dos clientes é que, sem razão aparente, a Saveiro desliga e não volta a ligar. Como de praxe, o correto para identificar a causa de um defeito dessa natureza é usar um scanner automotivo para rastrear a memória de falhas no sistema de injeção eletrônica. Em vários casos o diagnóstico foi comum: sensor de rotação com defeito. Numa situação dessas, o correto a se fazer é verificar todos componentes que influenciam na medição desse sensor e não condenar o próprio sensor num primeiro momento, pois a função dele é indicar se o sistema está funcionando corretamente com base no funcionamento de outras peças. Contudo, em muitos casos é o próprio sensor da Saveiro que apresentava problemas.

Solução: Substituição do sensor de rotação.

6 Melhores dicas para comprar um carro usado




Essa série de artigos mostra os problemas mais comuns nos principais veículos comercializados no Brasil. Ela tem a intenção de ajudar proprietários ou clientes interessados em adquirir um carro a saberem os principais defeitos relacionados a cada modelo e como fazer para solucioná-los. Os problemas são levantados de diversas fontes, incluindo relatos de mecânicos, reclamações de clientes em sites e fóruns, análise de publicações especializadas em automóveis, institutos de pesquisas automotivas e comunicados das próprias montadoras.



Lembrando que os problemas listados acima são os mais recorrentes, o que não impede que outros problemas ocorram com a Volkswagen Saveiro. Da mesma forma, as soluções sugeridas são as que resolveram os problemas na maioria das vezes, mas isso também pode variar de caso para caso e deve ser usado apenas como referência. Caso tenha dúvidas, críticas ou sugestões não hesite em nos contatar por email.



Talvez você também se interesse:

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

6 Melhores dicas para comprar um carro usado

Como vender o carro mais rápido?

5 Carros populares mais econômicos do Brasil

5 Carros usados na faixa de 20 mil


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Sua Oficina Online



A Sua Oficina Online ajuda proprietários de carros a encontrarem as melhores oficinas da sua região e comparar preços dos serviços automotivos.

Ao mesmo tempo somos um canal de venda online para oficinas de todo Brasil, ajudando essas empresas a usarem a internet para divulgarem seus negócios e serem encontradas pelos seus clientes online.