Problemas mecânicos comuns do Toyota Corolla

Confira os principais problemas mecânicos, elétricos e estruturais relatados sobre o Corolla e quais as possíveis soluções para cada um.


Visão geral do Corolla



O Corolla é um sedan médio fabricado pela Toyota desde 1966 e se tornou o carro mais vendido na história. No Brasil o modelo também é um sucesso, sendo vendido com motores 1.8 e 2.0 e câmbio manual ou CVT. O preço varia de R$ 68 mil a R$ 110 mil.

Com tanto sucesso de vendas é de se esperar que o Corolla não tenha muitos defeitos mecânicos, o que é verdade. O veículo é reconhecido pela confiabilidade e durabilidade, o que só aumentou ao longo do tempo com a correção dos problemas que eventualmente foram surgindo.

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O Índice de Manutenção Veicular (IMV) do CESVI para o Corolla, que indica o custo de se fazer a manutenção recomendada pela montadora fica entre 22 e 25, numa escala que vai de 10 a 60, em que o menor número representa um custo de manutenção mais baixa. Esse é considerado um índice muito bom para a categoria do Corolla, o que faz com o que o carro seja referência em termos de baixo custo de manutenção e poucos problemas mecânicos.



Abaixo mostraremos alguns problemas mecânicos relatados sobre o Corolla e as soluções indicadas para cada caso. Se quiser, você também pode conferir a tabela de manutenção preventiva do Corolla.


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Principais problemas mecânicos do Corolla



1. Vibração no volante e pedal de freio

Problema: Alguns motoristas relataram uma trepidação no carro todo ao pisarem no pedal de freio, seja em alta ou alta velocidade.

Solução: discos cubos e rolamentos dianteiros fiz alimento de direção, Pivôs da direção e das Bandejas e também o Coxim do Amortecedor



2. Perda do freio

Problema: Em alguns casos os proprietários de Corolla reclamaram que o pedal de freio fica travado no final, impedindo o seu acionamento e a frenagem do carro.

Solução: Revisão do sistema de freio, com especial atenção para o fluido de freio, checando seu nível e estado, além da avaliação do servo freio. O servo freio, conhecido também como hidrovácuo, utiliza parte do vácuo produzido pelo motor para alavancar a força aplicada pelo motorista no pedal de freio e assim permitir a frenagem do carro de forma muito mais fácil.

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3. Carro não liga

Problema: Alguns donos de Corolla reclamaram que simplesmente o carro parou de ligar.

Solução: Existem diversos motivos que podem explicar porque um carro não dá partida. No caso do Corolla, contudo, em muitos casos a razão é um defeito no sensor de rotação, uma peça do sistema de injeção eletrônica que mede a velocidade de rotação do motor (RPM). Outra razão relativamente comum é falha em algum relé do veículo, que não permite passagem de energia necessária para se dar partida no carro.



4. Problema na suspensão

Problema: Existem vários relatos de motoristas ouvindo estalos na suspensão do Corolla, mesmo em veículos com baixa quilometragem.

Solução: Em vários casos, a solução foi a troca das buchas da suspensão. Depois de muitas tentativas de resolver o problema, incluindo troca de outros componentes mais caros do sistema de suspensão, como os amortecedores, alguns proprietários só pararam de ouvir os barulhos vindos da suspensão após a troca das buchas.



5. Perda de potência

Problema: Vários motoristas sentiram que o Corolla começava a apresentar falhas de aceleração e perda de potência, principalmente a partir dos 60 mil km. Isso pode ter várias causas, mas uma razão relativamente comum foi falha nos bicos injetores, que, nesta fase, começam a sofrer carbonização. Isso pode ser agravado pelo uso de combustível adulterado.

Solução: Limpeza dos bicos injetores e, em alguns casos mais críticos, a troca dos bicos.



6. Luz de injeção eletrônica acesa

Problema: Scanner indica problema na sonda lâmbda que, por sua vez, indica a quantidade de oxigênio é proveniente do processo de combustão está dentro ou fora dos padrões corretos. Existem inúmeros motivos para isso, mas no caso do Corolla um problema aparentemente recorrente é um defeito no coletor de admissão, a peça que recebe os gases da combustão e encaminha para o sistema de exaustão do carro.

Solução: Limpeza do coletor de admissão. A partir dos 60 mil km houveram diversos casos em que o coletor de admissão começou a apresentar falhas de vedação, permitindo que parte do óleo do motor adentre ao sistema de exaustão e seja queimado. Isso contamina a queima de combustível e torna os gases provenientes da combustão muito mais prejudiciais, compromentendo o desempenho do carro e as peças do sistema de exaustão, como o catalisador.



7. Defeito na caixa de direção

Problema: Vários motoristas relataram problemas na caixa de direção, principalmente após os 40 mil km rodados, quando o carro começa a fazer barulho ao girar o volante. A causa desse problema é a folga na caixa de direção causada pelo desgastes dos componentes, mais especificamente no eixo intermediário da caixa.

Solução: Troca da caixa de direção. Como esse serviço é caro o que vários clientes fizeram foi exigir a troca gratuita na concessionária, alegando que o problema é crônico e a responsável pelo conserto é a própria montadora. Existem relatos de proprietários que conseguiram o serviço gratuito, mas somente depois de muita reclamação e provas de que todas as revisões tinham sido feitas na época correta na própria concessionária autorizada Toyota. Portanto, a dica é guarde sempre as notas fiscais das peças e serviços contratados nas revisões do seu Corolla.



Caso tenha interesse você pode consultar o manual do proprietário do Corolla.


Essa série de artigos mostra os problemas mais comuns nos principais veículos comercializados no Brasil. Ela tem a intenção de ajudar proprietários ou clientes interessados em adquirir um carro a saberem os principais defeitos relacionados a cada modelo e como fazer para solucioná-los. Os problemas são levantados de diversas fontes, incluindo relatos de mecânicos, reclamações de clientes em sites e fóruns, análise de publicações especializadas em automóveis, institutos de pesquisas automotivas e comunicados das próprias montadoras.



Lembrando que os problemas listados acima são os mais recorrentes, o que não impede que outros problemas ocorram com o Corolla. Da mesma forma, as soluções sugeridas são as que resolveram os problemas na maioria das vezes, mas isso também pode variar de caso para caso e deve ser usado apenas como referência. Caso tenha dúvidas, críticas ou sugestões não hesite em contatar através do email contato@suaoficinaonline.com.br.



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