Problemas mecânicos comuns do Renault Clio

Confira os principais problemas mecânicos, elétricos e estruturais relatados sobre o Clio e quais as possíveis soluções para cada um.


Visão geral do Renault Clio



O Renault Clio foi lançado em 1990 na Europa e foi uma aposta da montadora francesa para competir no segmento dos veículos compactos. Após sucesso no velho continente, o Clio começou a ser comercializado no resto do mundo. No Brasil, o Clio foi lançado em 1996 e era importado da Argentina. No início o modelo não conseguiu competir com os hatches compactos que dominavam o mercado brasileiro, como Gol e Fiesta. Mas a segunda geração do Clio, lançada em 1999 e agora já produzida aqui, na fábrica da Renault em São José dos Pinhais, Paraná, foi um sucesso de vendas.

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Ao longo do tempo o Clio brasileiro sofreu algumas alterações, mas em 2016 o modelo foi descontinuado, abrindo espaço para o lançamento do Kwid.



Em relação a mecânica, o Clio deixa a desejar um pouco. São muitas reclamações dos clientes de problemas crônicos e de mecânicos sobre a dificuldade de encontrar peças e obter informações técnicas da montadora.



Abaixo listamos alguns dos defeitos mecânicos mais recorrentes do Renault Clio e os possíveis reparos indicadas para cada problema. Você também pode conferir a tabela de manutenção preventiva do Renault Clio até os 120 mil km que preparamos.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Principais problemas mecânicos do Renault Clio



1. Clio falhando ou com dificuldade para dar partida

Problema: Talvez esse seja o problema mais recorrente do Renault Clio, de acordo com relatos de proprietários e mecânicos. Geralmente essas falhas no motor são causadas por problemas nas bobinas de ignição. No caso do Clio, as bobinas são várias, uma para cada vela, e ficam diretamente ligadas às velas, sendo que o carro não tem cabos de vela.

Solução: Troca das bobinas de ignição.



2. Ruído nas rodas

Problema: Existem muitas reclamações também de barulhos vindos das rodas do Clio. Esses ruídos são causados pelo estrago dos rolamentos de roda, que possuem vida útil baixa. Esse problema é recorrente não só para o Clio, mas também para outros modelos da Renault.

Solução: Troca dos rolamentos das rodas.

6 Melhores dicas para comprar um carro usado



3. Barulho ao passar marcha

Problema: Outro problema bastante comum relatado pelos clientes é o barulho ao trocar de marcha. Isso é causado, muitas das vezes, pelo coxim do câmbio, que também costuma quebrar mais do que quando comparado a outros modelos.

Solução: Substituição do coxim do câmbio.



4. Suspensão frágil

Problema: A suspensão do Clio é considerada frágil e não costuma suportar muito bem o desgaste provocado pelas vias brasileiras. Os problemas mais comuns são de folga de axiais e bieletas, que podem ser notados geralmente a partir dos 40 mil km rodados - o que é precoce para esse tipo de problema.

Solução: Troca das peças da suspensão que estão desgastadas e ajuste das peças que apresentam folga.



5. Problema na injeção eletrônica com perda de aceleração

Problema: Esse problema é muito comum no Clio com motor 1.0 16 válvulas, que começa a falhar quando o motor esquenta. O problema é o defeito no corpo de borboleta, que é a peça responsável pela admissão de ar no motor, controlada de acordo com a aceleração do veículo, conforme o acionament do pedal pelo motorista.

Solução: Substituição do corpo de borboleta, o TBI.



6. Vazamento do óleo de câmbio

Problema: O problema neste sistema é a coifa do semieixo, que rasga prematuramente e causa o vazamento do óleo da transmissão. Como o painel do motorista não tem indicador de nível de óleo do câmbio, isso pode causar um problema grande, inclusive fundir o câmbio.

Solução: Troca da coifa do semieixo.



7. Falhas no ar-condicionado

Problema: Muitos clientes também reclamam da perda de potência no sistema de ar-condicionado do Clio. A razão para esse problema geralmente é o compressor pode apresentar vazamentos. Além disso válvula controladora de fluxo pode parar de atuar, comprometendo o trabalho do compressor.

Solução: Troca ou reparo do compressor do ar-condicionado e da válvula controladora do fluxo do sistema de ar-condicionado.



8. Clio acelera sozinho ou não marca velocidade

Problema: Outro problema crônico do Clio é carro parar de medir corretamente a velocidade ou acelerar sozinho. Problemas dessa natureza no Clio estão relacionados a defeitos em sensores localizados na caixa de câmbio, como o sensor de velocidade, sensor de temperatura e sensor de rotação.

Solução: Troca do sensor defeituoso, principalmente o sensor de rotação.



9. Barulho no motor

Problema: Muitas vezes o Clio apresenta um barulho vindo do motor que não tem nenhuma relação com falhas no motor em si, mas com o desgaste do coxim. O coxim é uma peça que serve para absorver o impacto da vibração do motor e evitar que elas se transfiram para a lataria do carro e gere vibrações.

Solução: Troca do coxim do motor.



Observação: A maioria dos Clio não contam com o filtro de ar-condicionado como item de série. O Modelo vem equipado com o local para a instalação desse filtro, também conhecido como filtro de cabine ou de pólen. Contudo, esse espaço vem lacrado de fábrica, possibilitando o acúmulo de sujeira no sistema de ar-condicionado.


Essa série de artigos mostra os problemas mais comuns nos principais veículos comercializados no Brasil. Ela tem a intenção de ajudar proprietários ou clientes interessados em adquirir um carro a saberem os principais defeitos relacionados a cada modelo e como fazer para solucioná-los. Os problemas são levantados de diversas fontes, incluindo relatos de mecânicos, reclamações de clientes em sites e fóruns, análise de publicações especializadas em automóveis, institutos de pesquisas automotivas e comunicados das próprias montadoras.



Lembrando que os problemas listados acima são os mais recorrentes, o que não impede que outros problemas ocorram com o Renault Clio. Da mesma forma, as soluções sugeridas são as que resolveram os problemas na maioria das vezes, mas isso também pode variar de caso para caso e deve ser usado apenas como referência. Caso tenha dúvidas, críticas ou sugestões não hesite em nos contatar por email.



Talvez você também se interesse:

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

6 Melhores dicas para comprar um carro usado

Como vender o carro mais rápido?

5 Carros populares mais econômicos do Brasil

5 Carros usados na faixa de 20 mil


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Sua Oficina Online



A Sua Oficina Online ajuda proprietários de carros a encontrarem as melhores oficinas da sua região e comparar preços dos serviços automotivos.

Ao mesmo tempo somos um canal de venda online para oficinas de todo Brasil, ajudando essas empresas a usarem a internet para divulgarem seus negócios e serem encontradas pelos seus clientes online.