Problemas mecânicos comuns do Honda HR-V

Confira os principais problemas mecânicos, elétricos e estruturais crônicos sobre o Honda HR-V e quais as possíveis soluções para cada um.


Visão geral do Honda HR-V



O HR-V é um SUV de médio porte da Honda lançado em 2015. Apesar de estar num segmento de alta competição, o HR-V foi um sucesso de vendas desde seu lançamento, ocupando sempre os primeiros lugares de vendas da sua categoria, apesar do preço considerado alto, iniciando em R$81.900,00.

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Assim como os outros veículos da Honda, o HR-V até o momento parece ser muito robusto e não apresentar muitos problemas mecânicos crônicos. Poucas reclamações foram feitas por enquando. A marca japonesa, ao contrário do que costumam fazer as montadoras ocidentais, preza por criar poucos modelos, planejar os lançamentos minuciosamente e tentar sempre "acertar na mosca". Isso tende a reduzir os problemas estruturais e aumentar a confiança dos clientes na marca.



Abaixo listamos alguns dos defeitos mecânicos mais recorrentes do Honda HR-V e os possíveis reparos indicadas para cada problema. Você também pode conferir a tabela de manutenção preventiva do HR-V até os 120 mil km que preparamos.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Principais problemas mecânicos do Honda HR-V



1. Barulho na suspensão

Problema: Vários donos de HR-V reclamam que ouvem ruídos e batidas secas vindos da suspensão, tanto dianteira quanto traseira, quando o veículo está em movimento, principalmente quando trafega por terrenos irregulares. Segundo relatos o problema é causado por problemas crônicos em alguns componentes do sistema de suspensão.

Solução: Troca dos amortecedores e dos batentes.



2. Rodas soltas

Problema: Tiveram muitos casos de HR-V com rodas frouxas, tanto que isso exigiu um recall em 2015 por parte da Honda envolvendo cerca de 4 mil unidades do modelo para o aperto dos parafusos do cubo das rodas traseiras.

Solução: Apertar os parafusos dos cubos das rodas.



3. Freio de mão travado

Problema: Muitos motoristas tiveram problemas com o travamento total do freio de mão após ligar o carro, acompanhado das luzes de freio acesas no painel. Alguns proprietários informaram que foi preciso levar o carro na concessionária para fazer um reset do módulo eletrônico que regula o sistema de freios para destravar as rodas. Contudo, vale lembrar que esse carro vem com um sistema de segurança, que impede que o veículo se mova quando algum passageiro não está usando o cinto de segurança. Portanto, antes de chamar o guincho verifique se o "problema" não é a falta de uso do cinto.

Solução: Revisão da central eletrônica que regula o sistema de freio.



4. Luzes do câmbio apagadas

Problema: Outro problema comum do HR-V é que as luzes que indicam a posição de marcha se apagam repentinamente. Essas luzes são da cor amarela, ficam ao lado da de cada letra da alavanca de câmbio automático (P, R, N, D, L). O problema, segundo alguns relatos, é a placa

Solução: Trocar dos fusíveis e da placa das luzes de LED do câmbio.



5. Medição de combustível errada

Problema: Existem vários casos de HR-V que param de medir corretamente o nível de combustível no tanque. Esse problema é causado por falha na boia de combustível, chamado também de sensor de nível, que já foi motivo de um recall da Honda, envolvendo o Fit, Civic e CR-V.

Solução: Troca da boia de combustível.

6 Melhores dicas para comprar um carro usado


Essa série de artigos mostra os problemas mais comuns nos principais veículos comercializados no Brasil. Ela tem a intenção de ajudar proprietários ou clientes interessados em adquirir um carro a saberem os principais defeitos relacionados a cada modelo e como fazer para solucioná-los. Os problemas são levantados de diversas fontes, incluindo relatos de mecânicos, reclamações de clientes em sites e fóruns, análise de publicações especializadas em automóveis, institutos de pesquisas automotivas e comunicados das próprias montadoras.



Lembrando que os problemas listados acima são os mais recorrentes, o que não impede que outros problemas ocorram com o Honda HR-V. Da mesma forma, as soluções sugeridas são as que resolveram os problemas na maioria das vezes, mas isso também pode variar de caso para caso e deve ser usado apenas como referência. Caso tenha dúvidas, críticas ou sugestões não hesite em nos contatar por email.



Talvez você também se interesse:

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

6 Melhores dicas para comprar um carro usado

Como vender o carro mais rápido?

5 Carros populares mais econômicos do Brasil

5 Carros usados na faixa de 20 mil


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Sua Oficina Online



A Sua Oficina Online ajuda proprietários de carros a encontrarem as melhores oficinas da sua região e comparar preços dos serviços automotivos.

Ao mesmo tempo somos um canal de venda online para oficinas de todo Brasil, ajudando essas empresas a usarem a internet para divulgarem seus negócios e serem encontradas pelos seus clientes online.