Problemas mecânicos comuns do Ford Ka

Confira os principais problemas mecânicos, elétricos e estruturais relatados sobre o Ford Ka e quais as possíveis soluções para cada um.


Visão geral do Ford Ka



O Ford Ka chegou ao Brasil em 1997, pouco depois do seu lançamento na Europa. Inicialmente um dos veículos mais compactos - e baratos - do país, o Ka ganhou adeptos e virou um sucesso de vendas da montadora americana. Com o passar do tempo o hatch compacto ganhou corpo e novas versões, incluindo a sedã. Inicialmente o Ka contava com duas opções de motores: 1.0 e 1.3. Hoje em dia, depois da sua reestilização em 2007, possui as motorizações 1.0 e 1.6.

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O Ka já foi alvo de muitas reclamações por parte dos proprietários devido a problemas mecânicos considerados crônicos. Ao longo do tempo vários defeitos foram sendo corrigidos pela Ford, porém, com a grande remodelação sofrida e o lançamento das novas versões, novos problemas surgiram.



Atualmente, o Índice de Manutenção Veicular (IMV) do CESVI para o Ford Ka, que indica o custo de se fazer a manutenção recomendada pela montadora é de 22, numa escala que vai de 10 a 60, em que o menor número representa um custo de manutenção mais baixa. Esse é considerado um índice intermediário para a categoria de hatch compacto, cujo líderes em termos de custo baixo têm IMV de até 16, enquanto o pior colocados tem nota 48. Isso indica que o Ford Ka tem um custo de manutenção relativamente baixo, mas não é o veículo mais econômico em sua categoria nesse quesito.



Abaixo listamos alguns dos defeitos mecânicos mais recorrentes do Ford Ka e os possíveis reparos indicadas para cada problema. Você também pode conferir a tabela de manutenção preventiva do Ford Ka até os 120 mil km que preparamos.


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Principais problemas mecânicos do Ford Ka



Antes de listar os principais problemas, é importante lembrar que o Ford Ka possui diversas versões. Portanto, os problemas relatados abaixo podem não se aplicar a todas versões do Ka e do Ka+ disponíveis no mercado. Em parte porque a montadora, ao lançar uma nova versão, procura corrigir os defeitos identificados nas versões anteriores. Contudo, como é muito custoso e demorado para o fabricante mudar a plataforma de produção de um carro, muitos defeitos crônicos persistem com o passar do tempo, apesar das críticas e reclamações dos clientes e especialistas.



1. Defeito na embreagem

Problema: Vários relatos de clientes, corroborados por testes, indicam que depois de um tempo de uso a embreagem "patina" quando o motorista troca as marchas. Em alguns casos isso só acontece quando há redução de marcha e em outros quando se faz trocas ascendentes. Mas o problema é praticamente o mesmo, é possível sentir a embreagem irregular ao soltar o pedal.

Solução: Troca do atuador de embreagem.



2. Perda de desempenho

Problema: Outro problema recorrente do Ka, principalmente após os 60 mil km, Problemas no cabeçote do motor após 60 mil km, causado pela falência dos retentores de válvulas de admissão do cabeçote do motor, comprometendo a vedação da câmara de combustão.

Solução: A troca dos retentores pode ser suficiente quando o problema é detectado prematuramente. Quando se demora para fazer o reparo é indicado fazer uma inspeção geral no motor, pois outras peças também podem estar danificadas.



3. Barulho ao engatar a marcha ré

Problema: Mais uma vez o câmbio da Ford gera reclamações dos consumidores, dessa vez é sobre um ruído ouvido ao se engatar a marcha ré. A razão identificada é um problema crônico de desgaste prematuro dos componentes do kit de embreagem.

Solução: Troca de parte do conjunto de embreagem, mais precisamente o disco e o platô, que geralmente é necessário após os 60 mil km.


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4. Carro não dá partida

Problema: Existem diversos motivos que podem explicar porque um carro falha ou não dá partida. No caso do Ford Ka, entretanto, uma causa recorrente é a falha no sensor de marcha ré, que por ser considerado um componente de segurança do veículo, quando está defeituoso impede que o carro ligue.

Solução: Troca do sensor de ré.



5. Trepidação ao frear

Problema: Muitos motoristas sentiram o carro vibrar ao acionar o pedal de freio. A razão mais recorrente eram os discos de freios empenados.

Solução: Retífica ou troca dos discos de freio.



6. Suspensão traseira baixa

Problema: Assim como outros hatches compactos, o Ford Ka também sofreu reclamações sobre a altura da sua suspensão. Segundo relatos, ao passar com o carro em terreno irregular a parte traseira sofre pancadas secas.

Solução: Substituição dos amortecedores.

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7. Barulhos na suspensão

Problema: Alto ruído que ode ser ouvido dentro da cabine quando o carro está em andando por terreno irregular. A causa do problema é a folga entre os itens do sistema de suspensão, principalmente dianteira. As peças que sofreram desgaste prematuro nos testes e apresentaram folga foram a bandeja de suspensão, bieletas e buchas.

Solução: Avaliar as peças da suspensão. Em alguns casos apenas uma regulagem das peças, com o aperto dos componentes, resolveu o problema. Em outras situações, quando o desgaste já era maior foi necessário a substituição das peças antigas por novas.



8. Superaquecimento do motor

Problema: O Ka não possui no seu painel o marcador de temperatura, por isso vários motoristas ficaram surpresos ao ver que, de repente, uma luz de alerta no painel ficou acesa, indicado superaquecimento do motor. A causa do problema em várias ocasiões foi a válvula termostática, peça responsável por controlar o fluxo de água que circula entre o radiador e o bloco do motor, controlando a temperatura do motor do carro. Foram observadas vários problemas envolvendo a válvula termostática. Desde defeitos na própria válvula termostática, bem como o vazamento na sua junta e rachaduras na sua carcaça.

Solução: Troca da válvula termostática.


Essa série de artigos mostra os problemas mais comuns nos principais veículos comercializados no Brasil. Ela tem a intenção de ajudar proprietários ou clientes interessados em adquirir um carro a saberem os principais defeitos relacionados a cada modelo e como fazer para solucioná-los. Os problemas são levantados de diversas fontes, incluindo relatos de mecânicos, reclamações de clientes em sites e fóruns, análise de publicações especializadas em automóveis, institutos de pesquisas automotivas e comunicados das próprias montadoras.



Lembrando que os problemas listados acima são os mais recorrentes, o que não impede que outros problemas ocorram com o Ford Ka. Da mesma forma, as soluções sugeridas são as que resolveram os problemas na maioria das vezes, mas isso também pode variar de caso para caso e deve ser usado apenas como referência. Caso tenha dúvidas, críticas ou sugestões não hesite em contatar por email



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