Por que os freios do meu carro estão fazendo barulho?



O freio é um componente crítico de qualquer automóvel. Se você sente alguma perda de desempenho na frenagem ao aplicar força no pedal de freio ou observa alguma luz do freio acesa no painel, pode não ser seguro continuar a conduzir o seu carro. O correto é procurar uma oficina mecânica de confiança para fazer o diagnóstico e o reparo necessário nos seus freios.


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Qual é o ruído? O problema é grave?

Antes de mais nada, procure entender em que condições o freio do seu carro faz barulho e de qual área do veículo vem o ruído. Para isso pergunte-se:

  • Você ouve um ruído somente durante as primeiras frenagens pela manhã?
  • Você ouve o barulho quando freia em velocidades mais altas ou também quando freia com cuidado?
  • O barulho se assemelha com o som de algo sendo moído ou parece mais um apito agudo?
  • O som parece vir da frente ou da parte traseira do carro?





    Quando o barulho se assemelha a um grito agudo, é provável que as pastilhas de freio estejam desgastadas e precisam ser substituídas. Já quando o barulho se parece mais com algo sendo moído, é provável que os discos de freio estejam danificados e precisam ser retificados ou substituídos.

    De qualquer forma, o barulho ouvido durante a frenagem é um indício de que um ou mais componentes do sistema está com desgaste excessivo e que você precisar fazer uma revisão do freio. Como são considerados um item de segurança do veículo, postergar o conserto do freio não é algo seguro.

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O que causa o barulho agudo?

Como já dissemos, na maioria dos casos o barulho agudo ocorre quando as pastilhas de freio já estão com material de atrito muito desgastado, de forma que há o atrito do ferro do suporte da pastilha com o ferro do disco de freio, causando esse barulho que parece um grito bem agudo, que emitido das rodas a qualquer acionamento do pedal de freio.





Porém, antes de assumir que as pastilhas de freio são desgastadas, é importante entender que quando os freios estão superaquecidos é possível que você ouça um rangido agudo, mesmo que as pastilhas ainda estejam em boas condições de uso e com bom volume de material de atrito. Nesses casos, verifique se o barulho também acontece depois que o freio do carro passa a ser menos exigido para avaliar a necessidade de se fazer uma inspeção.





Quando houver de fato a necessidade de se trocas as pastilhas, fique atento também a outros sinais do carro. Muitas fabricantes de veículos desenvolveram tipos de sistema para alertar com antecedência o motorista que os freios precisam de algum reparo.





As montadoras europeias apostaram nas luzes de painel, que através de sensores indicam quando algum problema no sistema de freio é detectado. Já as montadoras americanas e asiáticas, usam uma espécie de “apito” metálico nas rodas que entram em contato com os discos de freio e emitem um som peculiar – um grito alto e agudo - quando as pastilhas chegam próximas da espessura mínima recomendada pelo fabricante.

Uma regra geral aproximada de duração das pastilhas é de 20 mil km mas esse período pode variar muito dependendo do uso.


O que são as vibrações de freio?

Às vezes, as vibrações podem ser sutis e apenas os passageiros do veículo podem perceber que o carro está trepidando. Muitas vezes parece até que o motorista está apertando e soltando o pedal de freio de forma rápida e contínua. Contudo, quando há algum problema, essas vibrações ocorrem quando o motorista pressiona o pedal de forma contínua, mas mesmo assim o veículo não freia de forma consistente. Em alguns casos, o motorista sente que o pedal do freio está empurrando o seu pé para trás. A causa dessas vibrações, em geral, são problemas nos discos de freio.





As superfícies dos discos de freio devem ser planas e ambos os lados de cada disco devem ser paralelos entre si, ou seja, os discos precisam ter uma espessura uniforme. Se a superfície de frenagem não for paralela à superfície de montagem da roda, o disco de freio está empenado. Se o disco estiver deformado ou não tiver mais seus lados paralelos, ele ainda pode ser recuperado através de uma retifica, desde que ainda tenha material de desgaste suficientemente espesso para passar por esse processo de usinagem. Cada fabricante de disco indica uma espessura mínima de segurança para uso dessa peça.



Variações:

Freios mais antigos com sistema ABS podem apresentar vibração no pedal do freio quando acionados. Isso é normal desde que a frenagem do veículo esteja normal


O que devo fazer quando ouvir o barulho no freio?

Com exceção do caso de superaquecimento, que mencionamos acima, o correto é procurar uma oficina para diagnosticar a causa do barulho e fazer o reparo o mais rápido possível.





Essas substituições, contudo, são normais. O sistema de freio tem itens que precisam ser substituídos com o passar do tempo, como as pastilhas e os discos de freio.

Existem três tipos principais de pastilhas disponíveis no mercado. A pastilha de freio é um dos principais componentes do sistema de frenagem, já que ele é o responsável por fazer as rodas pararem ao entrar em contato com o disco de freio.





Pelo seu tipo de material, as pastilhas orgânicas são as mais baratas, causam menos desgaste aos discos de freio e são mais silenciosas. Por outro lado, elas possuem menor durabilidade. As pastilhas semi-metálicas têm custo maior que as orgânicas devido a maior durabilidade e eficiência, mas elas não são tão silenciosas causam mais desgaste aos discos de freio. Já as pastilhas metálicas têm grande vida útil, bom desempenho e baixo ruído, por isso são mais caras que as orgânicas e as semi-metálicas. Por fim, as pastilhas cerâmicas são consideradas as melhores em termos de barulho, performance, durabilidade, limpeza e suavidade nas frenagens. São também, obviamente, as pastilhas mais caras e, por isso, indicadas para veículos de alto desempenho.





Da mesma forma, existe mais de um tipo de disco de freio: ventilados, perfurados e sólidos. Cada um é utilizado em um tipo de veículo e possuem basicamente o design diferente, sendo projetados para resfriar de forma diferente mediante a intensidade de uso do freio.


Entendendo o sistema de freio automotivo

Os carros modernos contam com freios a disco no eixo dianteiro. O disco de freio gira junto com o conjunto do pneu e da roda. Quando os freios são aplicados, as pastilhas de freio colocam pressão de aperto sobre o disco do freio. A pressão que as pastilhas de freio aplicam ao rotor do freio é proporcional à pressão aplicada ao pedal do freio pelo pé do motorista. Essa força é transmitida o pedal ao disco através de um sistema hidráulico composto pelo atuador de freio, servo freio, cilindro mestre, cilindro de roda e o fluido de freio.





O eixo traseiro da maioria dos veículos de passeio no Brasil é equipado com freios a tambor. A parte hidráulica do sistema é similar ao freio a disco, a diferença é que a parte de fricção não é composta por discos e pastilhas de freio. Nesse caso o que faz as rodas frearem são as lonas, sapatas e os tambores de freio, que através de um sistema de molas e pistões, empurram as sapatas contra os tambores, proporcionando a frenagem da roda e do carro.





As peças do sistema de fricção e o fluido de freio tem desgaste natural com o uso do carro e precisam ser substituídas periodicamente. As pastilhas e o fluido de freio geralmente têm vida útil de 20 mil quilômetros – ou 2 anos. Já os discos de freio devem ser inspecionados a cada 40 mil quilômetros. Por fim, as lonas devem ser avaliadas a cada 50 mil quilômetros, quando começam a apresentar problemas por causa do desgaste. Todas as outras peças também devem ser revisadas periodicamente e de forma preventiva, mas caso as trocas dos itens que precisam ser substituídos sejam feitas na hora certa, essas peças não precisarão ser substituídas antes dos 100 mil quilômetros.





Contudo, é importante ressaltar que o desgaste dessas peças varia de acordo com o estilo do de direção do motorista e as condições de uso do veículo. Carros que tem os freios acionados de forma brusca ou que trafegam em regiões serranas tendem a precisar de manutenção no sistema de freio com uma frequência maior. Adicionalmente, veículos equipados com câmbio automático tendem a usar os freios de forma mais rápida do que os carros com transmissões manuais.


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