Por que consertar o carro é tão caro?
Se você tem um carro é bem possível que já se tenha feito essa pergunta: por que é tão caro fazer a manutenção mecânica de um veículo? É um fato que consertar um carro é algo caro. No entanto, isso não significa necessariamente que o custo não é justo ou que você está sendo enganado. Com os veículos cada vez mais equipados com itens eletrônicos fica cada dia mais difícil fazer um reparo em casa ou pedir uma ajuda daquele parente que “manja” de mecânica para tentar fugir dos gastos com a oficina.
Os veículos mudaram muito desde os antepassados iniciais
Os veículos modernos são complicados. Muitos serviços requerem um profissional qualificado para diagnosticar e reparar adequadamente seu carro. Para se formar em técnica em mecânica automotiva pelo SENAI, a principal referência do ramo no Brasil, um mecânico precisa passar por um curso de 1500 horas. Além disso, o reparador precisa continuar estudando depois de formado para se manter atualizado das mudanças na indústria.
Como em qualquer segmento que exige mão-de-obra qualificada, o custo de contratar e manter um mecânico de carro é alto para as oficinas. Mas esses técnicos são inestimáveis tanto para a oficina quanto para o consumidor. Sem eles não seria possível diagnosticar e reparar corretamente seu carro.
Você sabe o que mais mudou nos carros nas últimas décadas? Tecnologia
O investimento nas ferramentas e equipamentos é outra razão pela qual o conserto do carro sai caro. Um aparelho scanner, por exemplo, que é utilizado para fazer o diagnóstico de problemas na injeção eletrônica, pode custar até R$ 10.000. Como diagnosticar adequadamente o veículo requer um técnico experiente com o equipamento certo, investir em equipamentos se qualidade é uma necessidade das oficinas. Uma oficina mecânica bem equipada seguramente teve que investir muito dinheiro em ferramentas e equipamentos.
** **
**Também tem as peças, que não são baratas **
Comprar peças de qualidade é algo essencial para a o resultado final do serviço. Não adianta fazer um diagnóstico correto e o serviço bem feito se a peça utilizada não for boa. O mercado de reparação automotiva é inundado com peças de todos os lados e de todos os tipos, sendo que algumas são muito tentadoras porque oferecem um preço muito baixo. Busque comprar peças de qualidade e guardar a nota fiscal do serviço para ter direito a garantia da peça. Peças de qualidade podem parecer caras à primeira vista, mas levando em consideração os custos do carro estragar de novo, a possível necessidade de contratar um guincho, o aluguel de um carro e o tempo gasto com tudo isso, vale a pena gastar mais para ter peças de qualidade.
Oficinas de qualidade custam caro
A maioria das lojas de automóveis hoje são pequenas empresas e todos sabemos que os custos para administrar uma pequena empresa são enormes. A maioria das cerca de 100 mil oficinas existentes no Brasil são pequenas empresas administradas por um único proprietário. Essas oficinas fazem grandes investimentos em recursos humanos, instalações e equipamentos para poder prestar um bom serviço aos seus clientes. O segredo está em encontrar uma oficina de qualidade, que lhe dê tranquilidade.
O custo de uma manutenção preventiva ou conserto do carro é alto, mas a paz de espírito não tem preço. Somos muito dependentes dos nossos carros, precisamos que eles sejam seguros e confiáveis o tempo todo. Postergar um serviço que seja necessário, procurar o preço “mais barato” ou tentar fazer uma “gambiarra” pode parecer uma boa opção no momento, mas a chance de o barato sair caro é alta, com o risco de aumentar o problema e ainda colocar em risco sua segurança e o valor do seu veículo.
Como não se sentir enganado pelo mecânico?
Construir um relacionamento pode percorrer um longo caminho quando se trata de sentir confiança em quem conserta seu carro. Essa desconfiança é explicada por duas coisas. Primeiro, pela diferença de nível de conhecimento técnico entre o mecânico e o consumidor. Além disso, existe um conflito de interesse por parte do mecânico, pois além de ser um técnico ele também faz o papel de vendedor, o que o incentiva a “encontrar” mais problemas no seu carro.
Felizmente já existem formas de superar esses problemas. Hoje, pela internet é possível que os consumidores se informem melhor sobre o problema dos seus carros e cheguem na oficina mais bem preparados. Então, antes de ir na oficina, tire um tempo para pesquisar sobre o que está acontecendo. Dessa forma, quando o mecânico menciona que seu carro precisa de uma nova bomba de água quando você vai fazer a troca da correia dentada, você já sabe que é uma boa ideia que pode te poupar muita dor de cabeça e dinheiro no futuro. Adicionalmente, hoje já é possível encontrar oficinas próximas a você que já foram avaliadas por outros clientes, que podem recomendar ou não seu trabalho.
Ok, mas onde obtenho esse tipo de informação? Você pode usar nossa ferramenta de diagnóstico online e ainda fazer o orçamento do reparo que seu carro precisa. Com mais informação o processo de compra tende a ser muito melhor e você se sentirá mais confortável sobre o serviço que a oficina vai prestar. Também temos centenas de páginas e artigos sobre serviços mecânicos, que falam de assuntos técnicos numa linguagem bastante acessível, de uma maneira que você consegue entender. Já era hora de alguém fazer com que o conserto do carro fosse menos visto como um gasto desnecessário e mais como um investimento inteligente!
A sua oficina agora está online!
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com oficinas mecânicas confiáveis de todo Brasil.
Nosso objetivo é transformar o processo de conserto do carro em algo menos estressante e muito mais confiável para todos os envolvidos. Além das ferramentas já listadas acima, nosso site também lista e avalia oficinas para garantir que elas prestam serviços de qualidade, cobram preços justos e possuem equipe bem treinada e que é preocupada com a satisfação do cliente.