Motor de Passo
1. O que é motor de passo?
O motor de passo é uma espécie de motor elétrico necessário quando alguma peça precisa ser posicionada com exatidão ou em um ângulo específico. Esse efeito funciona a partir de campos eletromagnéticos ativados e desativados eletronicamente. Os motores de passo possuem um número fixo de pólos magnéticos que vão determinar o número de passos por revolução. Os motores mais usados são os de 3 a 73 passos/revolução – ou seja, leva de 3 a 72 passos para completar uma volta inteira.
O que são os passos? Os passos são todas as posições que o motor consegue assumir para completar uma volta
No carro, o motor de passo é um dos atuadores de marcha lenta mais importantes do motor. A função dele é estabilizar a rotação de marcha lenta do motor do veículo. Isso acontece porque o motor de passo regula o fluxo de ar.
2. Como funciona o motor de passo?
O motor de passo funciona da seguinte maneira: no seu interior existe um ímã, e ao redor do ímã, algumas bobinas – de alimentação independente. Quando as bobinas entram em funcionamento, desenvolvem um campo magnético de natureza Sul. Então, o polo Norte do imã é atraído nessa direção. Cada bobina é acionada uma vez durante a volta toda – e uma de cada vez. Dessa forma, o polo Norte do ímã gira realizando um movimento semelhante ao ponteiro do relógio. A trajetória do ímã de uma bobina a outra é o que chamamos de passo. Conforme o ímã gira, e dependendo da velocidade de rotação, é liberado mais ou menos ar para a marcha lenta.
Mas como isso interfere na marcha lenta?
Bem, esse imã tem o formato de uma engrenagem e possui um êmbolo no meio. Quando a engrenagem gira, empurra o êmbolo para frente e é ele que abre e fecha a passagem do ar da marcha lenta.
3. Quando é necessário trocar ou reparar o motor de passo?
O motor de passo é muito confiável e costuma durar bastante. A vida útil do motor depende mais das condições de outras peças, como o rolamento. Mas também, vale destacar que o motor de passo é usado com muita frequência pelo carro – principalmente na cidade. Por isso, é possível aparecerem falhas como mancais com folgas, rolamentos travados, eixo quebrado, desmagnetização do rotor, diminuição da isolação elétrica. As situações que mais se apresentam em necessidade de reparo ou manutenção de motores de passo são a desmagnetização, quebra de eixo ou curto circuito das bobinas.
4. Quais manutenções podem ser feitas no motor de passo?
As manutenções mais comuns para o motor de passo são: rebobinação, magnetização, reparos mecânicos no eixo ou nos mancais. Algumas vezes, é necessário a substituição do encoder – uma peça eletromagnética que converte os movimentos rotativos ou lineares em pulsos elétricos.
Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Revisão do motor em São Paulo
Revisão do motor em Rio de Janeiro
Revisão do motor em Belo Horizonte
Revisão do motor em Curitiba
Revisão do motor em Brasília
Revisão do motor em Porto Alegre
Revisão do motor em Goiânia
Revisão do motor em Fortaleza
Revisão do motor em Salvador
Revisão do motor em Campinas
Revisão do motor em Recife
Revisão do motor em Guarulhos
A sua oficina agora está online
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.
Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara o preços de serviços mecânicos entre elas.