Luz do ABS - Por que está acesa e o que fazer?


A luz de alerta do ABS fica acesa para alertar o motorista de um possível problema no sistema de frenagem antibloqueio (antiblocker brake system – ABS). Este sistema de freio impede que as rodas do veículo fiquem travadas em uma frenagem repentina, evitando derrapagens fora de controle, especialmente quando o carro está em altas velocidades ou trafegando por pistas molhadas.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


O que fazer quando a luz do ABS acender





Se a luz ABS acender durante a condução, não entre em pânico. Encontre um lugar seguro para encostar e desligar o carro. Caso tenha sido uma pane temporária que fez a luz de ABS se acender, quando você voltar a ligar o carro é provável que a luz se apague. Contudo, se ele voltar a ficar acesa é provável que realmente haja um problema no sistema. Por se tratar de um item de segurança do veículo o indicado é procurar uma oficina para fazer um diagnóstico e o reparo o quanto antes.


Por que a luz ABS fica acesa?





O sistema ABS utiliza sensores para monitorar a rotação das rodas e outros itens do sistema de freio. Se esses sensores identificarem algo fora do comum ou simplesmente parar de coletar e enviar sinais, a luz ABS acenderá para avisar o motorista, alertando que ele não pode contar com o sistema antibloqueio na hora das frenagens.





Os motivos mais comuns que causam problemas no sistema de ABS são:



  • Sensor de velocidade das rodas defeituoso;
  • Relé de energia do módulo ABS defeituoso;
  • Baixo nível de fluido de freio.





    Uma vez acesa, a luz do ABS no painel pode ficar ligada ou piscando. O procedimento pode variar de uma montadora para outro. Para saber o que ocorre em cada carro específico pode-se procurar essa informação no manual do proprietário.

Dirigindo com a luz de painel do ABS acesa





Quando outras luzes do painel relacionadas com o sistema de freios não está acesa é provável que o problema seja somente no sistema ABS, o que significa que o sistema de freio padrão – sem antibloqueio – funcionará normalmente. É seguro dirigir dessa maneira desde que você se lembre que, no caso de uma frenagem súbita, é provável que o carro patine ou deslize.





Por outro lado, se houver outras luzes do sistema de freio acesas além da luz ABS, deve haver algo errado com o sistema de freio comum. Como pode ser algo grave, como falta de fluido de freio suficiente que permita a frenage, o indicado é procurar uma oficina imediatamente para resolver o problema.





Caso esteja longe de uma oficina e sinta que o carro nõ está freando, a melhor coisa a fazer é chamar um guincho para evitar acidentes.



Não sabe qual o defeito do seu carro? Use o algoritmo Sherlocar. A primeira ferramenta de diagnóstico online que te ajuda a descobrir qual o problema e as possíveis soluções.


Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:

Revisão do freio ABS em São Paulo

Revisão do freio ABS em Rio de Janeiro

Revisão do freio ABS em Belo Horizonte

Revisão do freio ABS em Curitiba

Revisão do freio ABS em Brasília

Revisão do freio ABS em Porto Alegre

Revisão do freio ABS em Goiânia

Revisão do freio ABS em Fortaleza

Revisão do freio ABS em Salvador

Revisão do freio ABS em Campinas

Revisão do freio ABS em Recife

Revisão do freio ABS em Guarulhos


A sua oficina agora está online

A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.

Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara preços de serviços mecânicos em poucos cliques.