Luz de manutenção ou troca de óleo
O que significa a luz de troca de óleo?
Para permitir que os motoristas saibam quando trocar o óleo e o filtro do motor, muitos veículos modernos incorporaram dados de combustível e quilometragem do módulo de comando. Os hábitos de condução do motorista, como dirigir na cidade ou rodovia, bem como as tendências de aceleração e força requerida do motor em função do peso carregado são levados em consideração nos cálculos feitos pelo sistema, que consegue medir quando o motor precisa de um novo lubrificante. Em outras palavras, o carro está ficando mais “inteligente” a ponto de saber e avisar o motorista quando precisa de manutenção.
Durante muito tempo, o intervalo padrão de troca de óleo foi de 12 meses ou 10 mil quilômetros para carros que rodam em condições comuns e 6 meses ou 5 mil quilômetros para veículos que são mais exigidos (ex.: veículo de carga, taxis, Uber, etc.).
Essa regra ainda é válida para os veículos que ainda não tem sistema de aviso eletrônico, mas é importante verificar o nível e o estado do óleo todo mês e colar o adesivo no carro (para-brisa) ao alcance dos olhos do motorista para lembrar com mais facilidade o momento / quilometragem de fazer a próxima troca de óleo.
Contudo, por mais que seja a maneira mais utilizada, essa regra pode gerar problemas. Primeiro porque é comum que as pessoas se esqueçam da hora certa de trocar o óleo e também porque em algumas ocasiões a troca pode ser necessária antes do prazo previsto.
Caso alguma outra manutenção mecânica deixe de ser feita no momento correto e o motor seja mais exigido, como a troca do líquido do radiador, isso vai afetar o prazo de troca do óleo, antecipando-o. Nesse exemplo, o óleo do motor pode perder suas propriedades e as peças do motor vai sofrer desgaste severo, podendo ficar comprometidas.
O intervalo de troca de óleo varia de um carro para outro?
Sim! Apesar de existir a indicação geral de se trocar o óleo a cada 1 ano ou 10 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro, o correto é seguir as indicações da fabricante do seu carro. Contudo, somente alguns modelos têm prazo diferente e, quase sempre, esse período supera os 10 mil km ou 1 ano. Portanto, trocar o óleo nessa frequência garante a durabilidade do motor.
Além disso, o prazo de troca pode variar no mesmo carro dependendo do tipo de óleo que é utilizado. Óleos de origem sintética geralmente duram mais do que os óleos de origem mineral ou simesinsética.
Se eu não tiver a luz de troca de óleo devo trocar o lubrificante sempre a cada 10 mil km?
Como regra geral sim, mas não é sempre. Veículos mais antigos, que ainda não contam com o sistema de injeção eletrônica, têm período de troca de óleo menor: cerca de 5 a 7 mil quilômetros.
Em motores de carros que contam com carburadores existe menor eficiência no processo de combustão dentro do motor. Parte dessa performance pior é explicada pelo fato de haver vedação falha entre os diferentes compartimentos do motor. Uma consequência desse problema era a contaminação do óleo do motor pelo combustível que era usado na combustão. Além de gastar mais combustível isso ocasionava a menor vida útil do óleo lubrificante, que precisava ser substituído em períodos menores.
Depois que os sistemas de injeção eletrônica começaram a substituir os antigos carburadores esse problema foi solucionado. Além de diminuir a contaminação do óleo por combustível e aumentar a durabilidade do lubrificante, essa mudança de tecnologia possibilitou aos motores trabalharem em temperaturas mais altas, permitindo uma combustão mais eficiente, com menor proporção de combustível em relação ao ar.
Adicionalmente, à medida que o preço do petróleo e, consequentemente, dos combustíveis, aumentou ao longo das décadas, a maioria das montadoras investiu no desenvolvimento de motores cada vez menores, com menos cilindros e componentes mais leves. Isso impactou no tipo de óleo que é necessário para lubrificar esses motores, agora com uma viscosidade menor, ou seja, menos denso. Óleo menos viscoso, de forma geral, significa menor desgaste das peças. Tal mudança também contribuiu para o aumento da periodicidade de troca de óleo.
Quando a luz do óleo fica acesa?
Quando você dá partida no carro a luz de troca de óleo deve acender durante alguns segundos e depois se apagar. Isso ocorre porque o módulo de comando, uma espécie de computador do carro, está inspecionando o sistema para checar se está tudo funcionando corretamente. Se a luz permanecer acesa, significa que chegou a hora de fazer a troca do óleo e filtro.
Em veículos equipados com um sistema de mensagens no painel, o motorista vê um percentual que varia de 10% a 100% e indica a vida útil do óleo. Essa mensagem aparece logo após o carro ser ligado e desaparece após 1 a 5 segundos. Quando a vida útil do óleo estiver se aproximando de 0%, o sistema exibirá uma mensagem sugerindo a troca de óleo.
Normalmente, até que a mudança de óleo e filtro seja realizada e o sistema de alerta seja resetado, a luz ou a mensagem continuarão a aparecer no painel.
Como faço para corrigir a luz do indicador de mudança de óleo?
Em veículos com luz de alerta de troca de óleo, é indicada que a troca de óleo seja feita em até duas semanas após a luz se acender no painel. Se você dirigir a maior parte do tempo em rodovias ou vias expressas, o tempo pode ser um pouco maior – até 3 semanas. Contudo, se tiver uma viagem agendada nesse período, é recomendado fazer a troca do óleo e do filtro antes de viajar.
Em veículos com sistema de mensagens no painel, a mensagem “troca de óleo” só é exibida quando a vida útil do lubrificante for menor do que 10%. Nesses casos, o indicado é agendar a troca em no máximo duas semanas, antecipando caso tenha alguma viagem marcada.
Seja qual for o modelo do seu carro, sempre peça ao mecânico para fazer a zeragem do sistema após realizar a troca do óleo e do filtro. Peça também para que um adesivo de lembrete de troca de óleo seja colado no para-brisas. Assim, em caso de uma eventual pane no sistema eletrônico você ainda será capaz de saber a hora estimada de fazer a próxima troca. Lembre-se de anotar o tipo e a viscosidade do óleo que foi usado.
Como saber qual o tipo de óleo e a quantidade de litros para o meu carro?
Tem dúvidas sobre a qual a viscosidade do óleo certo para seu veículo? Confira nos links abaixo as tabelas com informações sobre a troca de óleo dos carros das principais montadoras do Brasil, incluindo o preço de mercado para fazer o serviço:
Troca de óleo Chevrolet
Troca de óleo Ford
Troca de óleo Fiat
Troca de óleo Volkswagen
Troca de óleo Honda
Troca de óleo Toyota
Troca de óleo Renault
Troca de óleo Citroen
Troca de óleo Hyundai
Não sabe qual o defeito do seu carro? Use o algoritmo Sherlocar. A primeira ferramenta de diagnóstico online que te ajuda a descobrir qual o problema e as possíveis soluções.
Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca de óleo do motor em São Paulo
Troca de óleo do motor em Rio de Janeiro
Troca de óleo do motor em Belo Horizonte
Troca de óleo do motor em Curitiba
Troca de óleo do motor em Brasília
Troca de óleo do motor em Porto Alegre
Troca de óleo do motor em Goiânia
Troca de óleo do motor em Fortaleza
Troca de óleo do motor em Salvador
Troca de óleo do motor em Campinas
Troca de óleo do motor em Recife
Troca de óleo do motor em Guarulhos
A sua oficina agora está online
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.
Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara preços de serviços mecânicos em poucos cliques.