Luz de alerta da injeção eletrônica


A luz da injeção eletrônica é um indicador de aviso – significa que o módulo de injeção eletrônica do seu carro detectou que algum componente do sistema de controle de alimentação de ar e combustível do motor não está funcionando corretamente.


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Quando a luz da ineção se acende, um ou mais códigos de problemas de diagnóstico são armazenados no módulo de controle da injeção eletrônica. Estes códigos são guardados na memória do módulo mesmo que a luz se apague. Para resolver um problema da injeção eletrônica é necessário acessar o módulo de controle do carro para recuperar as informações de falha.





Diferentemente de outras peças do carro, o sistema de injeção eletrônica é composto de vários sensores, módulos e itens eletrônicos cujos defeitos não podem ser identificados com inspeção visual pelos mecânicos. O procedimento correto é utilizar um aparelho scanner, que é conectado na porta OBD do veículo, geralmente localizada no painel do carro, do lado esquerdo inferior do volante. Esse instrumento faz a leitura do módulo de injeção eletrônica e rastreia os erros armazenados, além de traduzir o código do erro para um diagnóstico, traduzindo para o mecânico quais componentes apresentaram comportamento irregular. Só com essa informação o mecânico conseguirá fazer os testes necessários a fim de detectar a causa do problema.





Atenção para não confundir a luz da injeção com a luz de inpeção do motor ou luz de revisão. Estas luzes se acendem quando um serviço de rotina é necessário





Veja abaixo as situações mais comuns em que a de injeção se acende e o que fazer em cada uma delas.


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A luz da injeção eletrônica fica piscando mas se apaga



Se a luz se acender quando você dirige na cidade mas se apaga quando você pega estrada ou via de alta velocidade, então a falha está relacionada com as condições de direção urbanas. Tente reparar se o carro fica com a performance perceptivelmente diferente quando a luz se acende. Se o desempenho do veículo mudar, leve o carro o mais rápido possível a uma oficina. Se não houver mudança no desempenho, você pode continuar dirigindo, mas procure um oficina assim que possível. Nesta condição, você ainda corre o risco do morrer ou não ligar.


A luz da injeção eletrônica fica acesa, mas sem problemas de desempenho



Se a luz fica constantemente acesa enquanto o durante a condução, sem impactos no desempenho do motor, há uma falha permanente no sistema de injeção. Quando isso acontece, o recomendado é procurar uma oficina o mais rápido possível. Na maioria dos casos, o veículo continuará funcionando normalmente, embora com um risco de morrer e não voltar a ligar.


A luz da injeção eletrônica fica acesa e há problemas de desempenho



Isso significa que um componente vital do seu sistema de injeção eletrônica tem um problema sério. Geralmente envolve algum componente vital para o funcionamento do carro. Se for esse o caso, dirija o veículo o mínimo possível. Se não for possível achar um oficina a tempo, encoste o carro e chame um guincho. Em muitos casos, não é seguro dirigir o veículo, que pode parar a qualquer momento.


A luz da injeção eletrônica acende e fica piscando de forma constante



Quando a luz de injeção pisca sem parar é sinal de que há um problema sério no sistema, que está causando o aquecimento do motor ao ponto do catalisador ser danificado, ou, em casos extremos, se inicie um incêndio sob o capô. O correto a se fazer é encostar o carro e desliga-lo o mais rápido possível. Nessas ocasiões não é seguro drigir até uma oficina, sendo melhor chamar um guincho para rebocar seu carro e evitar riscos de causar danos graves ao motor.


Causas mais comuns de uma luz do motor de controle



A seguir estão as causas mais comuns para a luz da injeção eletrônica se acender. Para identificar seu problema, procure uma oficina recomendada pela Sua Oficina Online:



**Problema****Possível Solução**
Tampa do tanque de combustível soltaApertar a tampa para vedar o tanque
Sonda lambda/Sensor de oxigênio defeituosaSubstituir a sonda lambda
Velas de ignição danificadasLimpar ou substituir as velas de ignição
Cabos de vela danificadosSubstituir os cabos de vela
Catalisador com defeitoSubstituir o catalisador (caso tenha sido retirado é necessário repor)
Sensor de fluxo de ar danificadoSustituir o sensor de fluxo de ar
 

Para mais informações sobre diagnóstico do seu carro, use o Sherlocar, o algoritmo que te ajuda a descobrir o problema do seu carro com base nos sintomas que você sente ao dirigir.


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