LIMPEZA DOS BICOS INJETORES



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QUANDO FAZER A LIMPEZA DOS BICOS INJETORES?



Existe uma grande discussão acerca da necessidade de se fazer a limpeza dos bicos injetores. Alguns fabricantes da peça recomendam não fazer a limpeza com o argumento de que essas válvulas tem um sistema autolimpante. Contudo, essa é uma prática comum nas oficinas Brasil afora, inclusive nas concessionárias – oficinas autorizadas que representam as montadoras dos veículos. De acordo com os mecânicos, muitas vezes os bicos injetores ficam obstruídos devido ao uso de combustível de baixa qualidade ou defeitos em outras peças do sistema de alimentação do carro, como o filtro de combustível.


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De toda forma, a limpeza dos bicos não é recomendada de forma preventiva. Só pode ser feita quando os bicos de fato estão sujos, mas não comprometidos o suficiente para ser necessária sua substituição.





Os testes a seguir devem ser feitos para avaliar a necessidade de se fazer a situação dos bicos:



  • Teste de resistência: verifica se há algum defeito elétrico nos bicos, que podem estar com a bobina elétrica aberta ou em curto-circuito. Para isso mede-se a resistência interna das válvulas injetoras com um multímetro. A maioria dos bicos disponíveis no mercado possuem resistência entre 12 e 16.
  • Teste de estanqueidade: averigua se os bicos conseguem impedir a passagem do combustível quando necessário, isto é, não apresentam vazamentos, quando submetidos a uma pressão durante 1 minuto.
  • Teste do leque: checa se a direção dos jatos de combustível liberados pelos bicos está adequada. Quando o jato pulverizado pelos bicos não está com a pressão ou direção corretas é sinal de que pode um dos orifícios da válvula está obstruído.
  • Teste de equalização: Este teste mede a vazão e a velocidade de abertura e fechamento da válvula injetora, verificando se a quantidade de combustível liberada pelos bicos variam menos de 10%.





    Em muitos casos, quando os defeitos apresentados não comprometem o funcionamento dos bicos de forma definitiva é possível fazer apenas a limpeza dos bicos, serviço que em geral sai mais barato do que a troca das peças.

QUAIS SINTOMAS PODEM INDICAR A NECESSIDADE DE SE LIMPAR OS BICOS?



Os seguintes problemas indicam ao motorista que os bicos injetores podem estar sujos:



  • Aumento do consumo de combustível.
  • Carro engasgando, principalmente em marchas lentas.
  • Perda de potência do motor em altas velocidades.
  • Luz de injeção eletrônica do painel acesa.
  • Nível de óleo baixando muito rápido, que ao mesmo tempo é um sintoma e causa da sujeira nos bicos.





    Contudo, a sujeira nos bicos pode ser um sintoma de outros defeitos. Dessa forma, além dos testes nos bicos também é indicado que o mecânico avalie a condição do sistema de injeção eletrônica como um todo utilizando um aparelho scanner.

QUANTO CUSTA A LIMPEZA DOS BICOS INJETORES?



O preço da limpeza dos bicos pode variar muito de uma oficina para outra, o custo médio praticado no mercado varia de R$ 80,00 a R$ 120,00 para a limpeza de quatro bicos.





Apesar de parecer alto esse custo é bem menor do que a troca dos bicos, que pode custar facilmente até cinco vezes o valor da limpeza. Isso explica porque a limpeza é tão comum apesar de ser controversa.





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O QUE É E PARA QUE SERVE O BICO INJETOR?



O bico injetor, também chamado de válvula injetora, é a peça que controla a quantidade de combustível que é lançada dentro no motor para combustão. A quantidade de bicos varia conforme a quantidade de cilindros no carro. No Brasil, a maioria dos carros conta com quatro cilindros, com um bico por cilindro.





Quando o bico injetor tem algum defeito a quantidade de combustível que chega até o motor é incorreta, prejudicando seu funcionamento e podendo gerar vários problemas.





A maioria dos problemas nos bicos é causada por impurezas presentes no combustível. Apesar de passar por três filtros até chegar ao motor - filtro da bomba de combustível, filtro de combustível e o próprio filtro do bico - é possível que o combustível ainda contenha partículas que podem entupir um desregular os bicos.





Portanto, utilizar combustíveis de qualidade e trocar o filtro de combustível na frequência adequada são as melhores maneiras de prevenir problemas nos bicos.


COMO É FEITA A LIMPEZA DOS BICOS INJETORES?



A maneira mais comum e recomendada pelas fabricantes para se fazer a limpeza dos bicos é através de um procedimento conhecido como limpeza via ultrassom.



  • Para se fazer a limpeza o mecânico deverá seguir o seguinte procedimento:
  • Desligar o carro e remover a tampa protetora do motor, se houver.
  • Para acessar a flauta que segura os bicos, é necessário antes retirar a caixa do filtro de ar, mangueiras e chicotes.
  • Com o acesso livre até a flauta é preciso desparafusá-la e desencaixar os bicos injetores do coletor de admissão do motor.
  • Retirar os bicos da flauta com a ajuda de uma chave de fenda para retirar as presilhas metálicas que prendem os bicos.
  • Encaixar os bicos na máquina de limpeza, adicionar o produto e ligar a máquina por de 5 a 15 minutos. A máquina emite ultrassons que removem as partículas presas nas válvulas.
  • Após isso é preciso remover o produto de limpeza dos bicos.
  • Após a limpeza as válvulas são recolocadas na flauta e todas as peças removidas são recolocadas.





    A troca dos bicos é um serviço complexo, que exige uma série de ferramentas, levando cerca de 1 hora para ser executado.

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE A LIMPEZA DOS BICOS



  • Nunca faça a limpeza preventiva dos bicos. Esse procedimento só pode ser feito de forma corretiva. Evite oficinas e concessionárias que te oferecem esse serviço preventivamente.
  • Utilize bicos com a especificação correta para o seu carro. Alguns modelos podem ter aparências similares, mas funcionamento muito distintos. Então, escolha o bico com base no código do fabricante indicado para o seu carro.
  • Busque a causa do problema.
  • Procure abastecer em postos de confiança, os quais você já conhece e nunca teve problemas com a qualidade do combustível.
  • Abasteça o carro com combustível aditivado periodicamente, os aditivos ajudam a limpar o motor e o sistema de injeção eletrônica.
  • Fazer as revisões preventivas a cada 10 mil km, sempre trocando o filtro de combustível e de ar do motor.
  • Ainda, independentemente de outros possíveis problemas, o mecânico deve ser capaz de diagnosticar se a válvula injetora em si está defeituosa, já que o acúmulo de sujeira pode fazer o componente trabalhar forçado e danificá-lo. Se isso acontecer, não adianta limpar: a válvula injetora deve ser substituída.





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