Importância da pintura no valor do veículo



O mercado automotivo é o exemplo preferido dos economistas para explicar um fenômeno conhecido como Mercado de Abacaxis, uma metáfora para se referir a uma falha do mercado gerado pela assimetria de informações. Vamos explicar...

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe


Precisando de um serviço automotivo?
Compare preços online


Assimetria de informação, que é o que ocorre quando uma parte envolvida numa transação comercial (compradores e vendedores) não tem a mesma informação acerca do bem que está sendo transacionado. Voltando ao mercado de carros usados, obviamente os vendedores dos veículos conhecem muito mais o veículo do que os compradores. Nesse ramo, os “abacaxis” são aqueles carros usados em mau estado, mas que apenas os donos sabem dessa condição.





De acordo com um ditado popular comumente pronunciado em oficinas e revendas de carros, “quando alguém compra um carro usado, ele está comprando os problemas de outra pessoa". O que parece ser um bom carro na revendedora pode perfeitamente acabar se revelando uma tremenda barca furada tão logo o novo proprietário o estiver dirigindo no centro da cidade. A perspectiva de um carro usado acabar se revelando um abacaxi pode gerar uma espiral catastrófica no mercado de carros usados. Por causa dessa incerteza, compradores serão mais relutantes a pagar bem por um determinado carro usado, sendo que, caso eles de fato soubessem com certeza que o carro que estão comprando não é um abacaxi, estariam dispostos a pagar mais. Em consequência dessa relutância em se pagar mais, os vendedores retirarão seus melhores carros do mercado, dado que consideram que os preços oferecidos são inadequados. Isso, por sua vez, induz os compradores a oferecer preços ainda menores, já que, com os melhores carros fora do mercado, as chances de se adquirir um limão aumentam substancialmente.





6 Melhores dicas para comprar um carro usado

Portanto, para valorizar seu veículo na hora da venda é indicado ao proprietário que diminua a desconfiança natural dos compradores fornecendo o máximo de informações possível sobre o veículo e apresentando um automóvel em bom estado. Quem é do ramo sabe, nesse quesito a pintura é o principal fator que é levado em consideração.

Como já falamos aqui, qualquer potencial comprador tira sua primeira impressão de um carro ao observar o estado da pintura. A partir daí ele tira sua conclusão de como o antigo proprietário cuidava do veículo.





Resumindo, vale a pena dar um lustre no possante de vez em quando pra manter o carango valorizado. Não perder dinheiro lá na frente.



Talvez você também se interesse:

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

6 Melhores dicas para comprar um carro usado

Como vender o carro mais rápido?

5 Carros populares mais econômicos do Brasil

5 Carros usados na faixa de 20 mil


Sua Oficina Online



A Sua Oficina Online ajuda proprietários de carros a encontrarem as melhores oficinas da sua região e comparar preços dos serviços automotivos.

Ao mesmo tempo somos um canal de venda online para oficinas de todo Brasil, ajudando essas empresas a usarem a internet para divulgarem seus negócios e serem encontradas pelos seus clientes online.