Estou com a marcha dura para engatar, o que pode ser?
Pergunta: estou com a marcha dura para engatar, o que pode ser?
O engate da marcha faz parte do sistema de transmissão do carro, composto basicamente por dois conjuntos de peças: embreagem e câmbio. O primeiro recebe as rotações do volante e repassa para as engrenagens da caixa de câmbio. Esta por sua vez, transforma a potência do carro em velocidade, mantendo a força necessária pelo motor para cada tipo de movimento (inclinação em subida, inclinação em descida ou reto).
Vamos então entender os prováveis problemas que o sistema de transmissão pode ter e seus sintomas:
Como identificar problemas na transmissão?
Embreagem
- Cabo de embreagem: Parte que liga a alavanca das marchas ao resto da embreagem. Com falhas, deixas o pedal fica pesado e fica difícil engatar as marchas;
- Fluido de embreagem: Responsável por lubrificar as peças da embreagem, principalmente em embreagens hidráulicas. Quando esse óleo está em nível baixo, velho ou contaminado, o pedal também fica pesado e às vezes fica impossível engatar as marchas. Esse fluido deve ser trocado a cada 50 mil km;
- Rolamento do eixo piloto: Eixo que recebe a rotação do motor quando a embreagem não está engatada. Se estiver com problemas, gera ruídos ao acionar da embreagem e ao arrancar com o veículo.
- Platô: Peça que prende o volante do motor ao disco de embreagem. Quando danificado o motorista sente o pedal duro e dificuldade na hora de engatar as marchas, uma vez que é justamente ele que deve ser aliviado ao trocar de marcha. Essa peça pode durar mais de 60 mil quilômetros.
- Estrias do disco: O eixo piloto pode acabar oxidando após uso intensivo com óleo baixo. Esse processo gera interferências no movimento do disco do sistema de transmissão. Com isso, o motorista sente vibração excessiva na hora das arrancadas.
Câmbio
- Óleo da caixa de câmbio: Substância que lubrifica o câmbio, também deve ser trocado a cada 50 mil km. Quando está em baixo nível, é muito antigo ou possui viscosidade inadequada (verificar no manual do condutor) você nota barulhos ao trocar de marcha;
- Eixo principal (ou eixo de saída) e anel sincronizador: Têm as funções de determinar a velocidade do eixo de transmissão e proteger as partes do sistema quando há uma redução de velocidade brusca, respectivamente. Se estiver com peças estão gastas, com ranhuras ou até rachaduras é necessário fazer muito mais força para conseguir engatar as marchas do carro;
- Trambulador: Peça que transfere a força da alavanca de câmbio para a caixa de câmbio nas trocas de marcha e caso esteja desgastada fica mais difícil “encontrar” a posição correta da marcha.
Na maioria dos casos, o conserto é feito por meio da regulagem do acionamento e da substituição do rolamento do eixo piloto ou da substituição do kit de embreagem. Análise o que está de fato danificado com o mecânico e troque apenas o necessário pois todas as peças desse sistema têm grande vida útil, sendo necessário verificação apenas a cada 60 mil km, em média. Em caso de desgaste precoce uma possibilidade é o mau uso do câmbio.
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