Dicas mecânicas para cuidar do seu motor
Realizar o sonho de ter um carro na garagem está cada vez mais comum entre os brasileiros. Mas, nem todo mundo sabe quais são os cuidados necessários que um veículo demanda rotineiramente.
São vários os carros que os motoristas relatam uma dificuldade maior para ligar o veículo pela manhã, por exemplo. Isso porque em dias de frio, se o automóvel é flex, e não possui o sistema de partida a frio, é preciso colocar gasolina no compartimento da partida.
Esses são pequenos detalhes que atrapalham a vida dos motoristas diariamente. Não por estarem errando, mas por não conhecerem seu veículo tão bem como poderiam, ao menos lendo o manual de uso do carro.
Uma peça é fundamental para o funcionamento do veículo: o motor. Muitos só pensam que ele só promove a velocidade e a força do veículo. Contudo, ele precisa de mais atenção do que recebe. Esse é o coração do carro, se ele não estiver funcionando perfeitamente, existe alguma chance que você tenha problemas em breve.
Para te auxiliar separamos algumas dicas importantes que vão te ajudar a cuidar do seu motor da maneira que ele merece. Vamos lá?
Você abriu o capô e conferiu o óleo?
Não importa o modelo, se é um Sandero seminovo ou Fusca 1970, todos os carros precisam de olho no motor para funcionar.
É preciso abrir o capô do carro e verificar o nível de óleo. É fácil, você precisa mesmo deixar o carro em linha reta, com o motor frio você tira a vareta e verificar se o líquido está entre os limites máximo e mínimo. Se não estiver é preciso completar o nível, porém, leve no mecânico, você pode aproveitar para ver se existe algum vazamento ou falha onde possa estar ocorrendo algum problema.
Lembre-se sempre de verificar no para-brisas o adesivo com as informações sobre o óleo. Cada fabricante define a quilometragem e o tempo da troca. Via de regra, a troca de óleo do motor deve acontecer a cada 10 mil quilômetros percorridos ou seis meses da última colocação.
A cada duas trocas você deve também trocar o filtro de óleo, essa peça serve para manter a vedação e impedir que impurezas circulem no motor no veículo.
Conhece as velas da ignição?
Fique de olho nas velas, elas podem te trazer grandes problemas em caso de uma pane. A cada revisão é preciso verificar quais as condições da vela e se elas estão úmidas com sinal de corrosão. Normalmente os veículos precisam da substituição das velas a cada 50 mil quilômetros, mas alguma sobrecarga elétrica ou se você passar com o carro por uma poça grande de água podem gerar falhas no funcionamento da vela.
Se a vela molhar ela não faz a faísca necessária para manter o veículo ligado. É preciso tirar do motor e secar com um pano.
Olhe o nível da água do radiador
Não importa o modelo e nem o ano do veículo, todas as vezes que você entra em um posto de combustíveis com o carro o frentista pergunta: quer que olhe a água e o óleo? Parece que estamos condicionados a ouvir esta pergunta, e para não nos atrasar, dizemos está tudo ok!
Mas isso é um erro! Com frequência é preciso abrir o capô do carro e verificar o nível da água. Mesmo nos carros novos ou naquele antigo Uno, é preciso que a água esteja no marcador central do reservatório ou em algum ponto entre o máximo e mínimo.
A falta de água pode fundir o motor em poucos minutos. Entre o carro superaquecer e fundir o período de tempo pode ser muito curto.
Por isso, sempre verifique o nível da água. Mas lembre-se, você não deve abrir o reservatório com o motor quente, isso pode causar queimaduras grave. É preciso deixar o carro esfriar, abrir o reservatório e completar o nível do líquido de arrefecimento, lembrando de checar o percentual de aditivo indicado para o seu carro.
Verifique sempre no painel do veículo se o ponteiro do aquecimento está no local adequado, qualquer alteração do nível pode gerar o superaquecimento. Em caso de problemas, pare o veículo imediatamente e desligue o motor.
As revisões são fundamentais
Os carros precisam de manutenção preventiva independente do seu ano de fabricação. Ao menos a cada seis meses é preciso fazer uma revisão preventiva dos principais itens de funcionamento do veículo:
- Motor (velas de ignição, cabos de vela, bicos injetores, etc)
- Freios (pastilhas, discos e fluido)
- Suspensão (amortecedores, molas, etc)
- Elétrica (bateria, motor de arranque, etc)
- Alinhamento e Balanceamento das rodas
- Filtro de ar, óleo e combustível
- Óleo do motor
Para os carros novos, com até três anos de fabricação o veículo ainda está na garantia de fábrica. Por isso, não esqueça de respeitar a programação que está descrita no manual.
Caso você deixe de levar o carro até a oficina autorizada da montadora, normalmente nas concessionárias, você poderá perder essa garantia e qualquer problema passa a ser de responsabilidade de proprietário do veículo.
O combustível faz o motor funcionar
A qualidade do combustível é determinante para o bom funcionamento do motor do seu veículo. Lembre-se que a gasolina, álcool ou diesel são responsáveis pela promoção da energia que irá mover o carro.
Por isso, se o combustível não for de qualidade o carro começa a falhar e pode trazer prejuízos ao motor do veículo.
Se está frio, ajude o motor do seu carro
Parece uma dica muito antiga, mas é bastante funcional até os dias de hoje. Na hora de dar partida no seu carro, ligue a chave e espere que o painel estabilize todas as funções. Depois disso de a partida.
Mas não saiba dirigindo no mesmo minuto. Deixe o motor ligado e parado por pelos menos 2 minutos até que você saia dirigindo.
Na hora de desligar o seu carro, pense no ar condicionado. Poucos minutos antes de chegar ao seu destino, desligue o ar condicionado e deixe somente a ventilação funcionando. Aí sim, você pode desligar o seu carro.
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