Dicas de como conservar a lataria de um carro amassado



Cuidar bem do carro é um costume entre a maior parte dos proprietários de veículos. E isso inclui não apenas a área interna da máquina de quatro rodas ou seu motor e outras partes ligadas ao seu funcionamento, mas também a região externa. E, quando falamos em região externa, a primeira coisa que vem à mente é a lataria.

Não à toa, já que ela é a primeira coisa que avistamos ao avaliarmos um carro. Por isso, é importante que ela esteja brilhante e com cara de nova, mesmo que tenha sido amassada. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a atingir esse objetivo com eficiência. Confira!


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Carro amassado? Não tema!



Embora pequenos amassados no carro não influenciem em seu bom funcionamento, eles podem passar o ar de descuido e, esteticamente, não são atraentes. Um Palio usado e amassado, por exemplo, não despertaria muita confiança. O que pode espantar possíveis compradores para o seu veículo, se sua intenção é trocar de carro. Veja como solucionar esses problemas.



A princípio, recomendamos sempre a intervenção de um profissional qualificado para que o seu carro esteja em boas mãos. Uma das opções mais conhecidas e procuradas, seja para amassados pequenos ou médios, é o martelinho de ouro. O serviço pode ser encontrado dentro de grandes oficinas ou como estabelecimentos próprios e utiliza-se de técnicas de funilaria para consertar amassados provenientes de situações como pequenas batidas, descuidos e chuvas de granizo, por exemplo. Situações às quais todos estamos sujeitos durante o dia a dia.



Famoso por ser mais barato do que os serviços de funilaria e pintura, o martelinho de ouro conta com funileiros artesanais que utilizam ferramentas de aço (moldadas especificamente para esse fim), secadores térmicos, lâmpadas especiais, lixas e materiais de polimento para realizar o processo de restauração. Para iniciar, os profissionais aquecem o local amassado com o secador térmico, deixando-o mais suscetível aos passos seguintes. Depois, é utilizada uma lâmpada fluorescente com capa de acrílico branco para identificar os pontos danificados, que serão empurrados com as peças de aço para que lataria volte a ficar lisa, com aparência de nova. Dependendo da situação e da oficina, acabamentos finais com lixas e materiais de polimento podem ser aplicados também. O processo pode levar minutos ou dias. A avaliação inicial definirá.



Porém, é importante ressaltar que o martelinho de ouro não faz milagres. Se o amassado for muito grande ou a pintura do carro tiver saído devido ao dano, é preciso, por fim, levá-lo aos serviços especializados de funilaria e pintura.



O que pode afetar a lataria do seu carro?



Além dos amassados, outros elementos podem desgastar e desvalorizar a lataria do seu carro. Veja as principais!



Falta de limpeza: limpar o carro é apenas um capricho? Muito pelo contrário! A prática não tem a função apenas de deixar seu carro mais bonito e chamativo, mas também de preservar a lataria do veículo. Os produtos especiais para lavagem de carros, como os xampus e as ceras, possuem componentes que agem especificamente na superfície da máquina, devolvendo a ela o brilho e aparência nova. Quanto mais sujo o carro, maiores são as chances de ele acumular riscos e manchas que, mais tarde, não sairão com muita facilidade.



Adversidades do tempo: chuvas de granizo, chuvas ácidas e sol intenso são alguns dos piores pesadelos para a lataria do seu automóvel. Elas causam manchas e danos que, se não cuidados com rapidez, podem ser permanentes ou exigir um trabalho caro e específico de restauração. Por isso, não arrisque. Deixe seu carro bem protegido, guardado em uma garagem ou em uma cobertura resistente.



Dejetos de pássaros: outro medo recorrente de quem é proprietário de veículos e habita os grandes centros urbanos são os pássaros. Ou, melhor, os dejetos que os animais produzem e, às vezes, despejam nos automóveis. Se secarem ao sol, eles podem causar manchas altamente danosas à lataria. Por isso, a recomendação é que você tenha um pano e um borrifador com água guardados dentro do carro para, quando perceber a situação, possa corrigi-la o quanto antes.



Os processos para a lataria do carro



Existem diferentes procedimentos específicos para preservar ou devolver o brilho à lataria do seu veículo. Cada qual com processo e níveis de intensidade diferentes. Aprenda o que eles significam e como podem ajudar o seu automóvel!



Enceramento: a cera deve ser aplicada a cada 30 dias para que a lataria fique com brilho e protegida contra eventuais manchas e riscos. É um procedimento simples e que pode ser realizado em casa por qualquer motorista.



Polimento: em caso de pinturas já desgastadas ou riscadas, realiza-se o polimento, feito com cera mais abrasiva e uma politriz para espalhá-la. Pode ser realizado em casa, caso o dono do veículo possua uma politriz e tenha conhecimento sobre como utilizá-la. Do contrário, indica-se a intervenção de um profissional.



Espelhamento: processo semelhante ao polimento e que apresenta resultados reparadores mais profundos. Por isso, pode ser realizado apenas duas vezes por ano. Também deve ser realizado por um profissional especializado. O preço pode variar de acordo com o tamanho do carro. Um Fiat Uno, por exemplo, por ser menor, pode apresentar um valor mais baixo.



Cristalização: medida na qual é utilizada uma resina especial protetora que diminui ou anula os efeitos do tempo e mantém a lataria brilhante por mais tempo (cerca de seis meses). É um processo indicado para carros com mais anos de uso e deve ser feito por um profissional qualificado para que atinja os resultados esperados.



Vitrificação: cristalização avançada que pode preservar o brilho da lataria e seus efeitos por até três anos. É considerado um processo extremo e muito técnico. Por isso, deve ser performado por um profissional capacitado e experiente para que a lataria não seja danificada.



Os benefícios de preservar a lataria do carro



Primeiramente, o valor de revenda do seu carro sobe quando você cuida bem da lataria dele. Em um mercado cada vez mais competitivo de venda de automóveis, que possui diversos carros populares, como o Ford Ka, por exemplo, sua máquina precisa se destacar. Por isso, não deixe de investir em cuidados para o exterior dele.



A satisfação pessoal também é uma das vantagens, já que, para quem ama seu carro, não há nada mais prazeroso do que vê-lo novo e em ótimo estado para poder apresentá-lo por aí com orgulho!


A SUA OFICINA AGORA ESTÁ ONLINE!





A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.



Aqui você compara o preço de serviços mecânicos das melhores oficinas próximas de você.