Correia Dentada
O que é e para quer serve a correia dentada?
Correias são cintas constituídas por um material flexível, geralmente feitas com camadas de lonas e de borracha vulcanizada. De forma geral, são responsáveis por transmitir a força de um componente e os movimentos de polias para outra peça.
Ela tem a função de sincronizar o eixo virabrequim com o movimento dos pistões. Esse eixo transforma o movimento vertical que os pistões fazem com a combustão em movimento circular para transferir às rodas. A correia dentada é rotacionada por uma das pontas do eixo virabrequim e transfere essa rotação para o comando de válvulas. Assim as válvulas irão liberar gases para movimentar os pistões de forma sincronizada.
Quando trocar a correia dentada?
O maior problema das correias é a possibilidade de ruptura ou quebra, com custos de manutenção altos, caso outras peças sejam danificadas.
Em condições perfeitas, pode durar no geral 50 mil quilômetros (recomenda-se não manter mais de 60 mil pois mesmo em boas condições de uso, ela perde eficiência).
O mais importante ao instalar uma correia dentada é prestar atenção se o sincronismo do motor está bem feito. Para isso, é preciso de ferramentas específicas e um mecânico experiente no assunto.
Saiba auqi o custo para fazer a troca da correia dentada do seu carro.
Como saber que há problemas na correia dentada?
a) Correia Dentada Rompida
Se a ela arrebentar, o carro simplesmente não funciona mais. Caso o rompimento aconteça com o carro em movimento, é perigoso danificar as peças do motor e precisar de uma retífica.
b) Correia Dentada Desalinhada
Um problema mais comum com essa peça são ruídos produzidos por ela. A causa provavelmente é a correia desalinhada ou desajustada. Para solucionar, vá a uma oficina e solicite a substituição da correia ou peça que apenas ajuste a tensão, se a peça estiver em bom estado.
c) Temperatura do Motor Elevada
O superaquecimento do motor é outra questão que pode envolver a correia dentada. A correia dentada também transfere movimento para peças do sistema de arrefecimento, que resfria o motor. Portanto, se estiver com defeito, pode contribuir para o superaquecimento. Vá ao mecânico e verifique se a correia está rompida. Se sim, troque-a.
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