Correia Auxiliar ou Poly V


1. O que é correia Poly V?

Grande parte dos carros possui duas ou três correias auxiliares. Elas podem ficar nas laterais ou na frente do motor. Seu objetivo é movimentar o ar condicionado, o alternador e a direção hidráulica do veículo, além da bomba d’água e da ventoinha. Os modelos de carro mais novos possuem apenas uma correia para todos esses componentes, que são conhecidas como correias Poly V.


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Para os modelos com mais correias, podemos destacar três tipos:

a) Correia do Ar Condicionado

A correia do alternador tem a função de colocar o alternador em funcionamento. Quando ela arrebenta, o alternador para de funcionar e não recarrega a bateria. Essa peça precisa ser trocada a cada 20 mil quilômetros. Assim, não corre o risco de arrebentar. O interessante da correia do alternador é que é ela que fica responsável por movimentar mais de um sistema quando o carro possui somente uma correia auxiliar.

b) Correia do Alternador

Essa é responsável por colocar o compressor do ar condicionado em funcionamento. Quando o ar do veículo é ligado, a correia começa a girar e isso faz o sistema funcionar.

c) Correia de Direção Hidráulica

A correia da direção hidráulica tem o objetivo de ligar a bomba hidráulica que envia o fluido para a caixa de direção. Isso faz com que o peso do volante seja menor durante as manobras. O seu rompimento não causa danos graves no carro. A direção continua funcionando perfeitamente, só fica mais pesada. A troca deve ser feita a cada 20 mil quilômetros.

2. Quando é necessário trocar a correia auxiliar?

O ideal é consultar o manual para ter certeza de quanto em quanto tempo é preciso trocar as correias auxiliares. Porém, como regra geral, uma correia dura em média 5 anos. Depois desse prazo, a substituição deve ser feita. As manutenções preventivas, a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros – principalmente se o seu carro é submetido a situações extremas.

Essas peças são fabricadas com borracha. Portanto, tendem a ressecar com o tempo. Quando acontece, elas começam a se romper.

3. Quais manutenções podem ser feitas na correia auxiliar?

É possível fazer manutenções preventivas. Mas, quando a corrente rompe, está ressecada e prestes a se soltar, a única maneira é fazer a substituição da peça. Não tente fazer o serviço em casa. Parece ser simples, mas alguns ajustes são necessários para a correia funcionar como esperado. Um profissional especializado consegue fazer o serviço em até 1 hora.





Dica: Não estoque correias. Elas ressecam com o tempo. Deixe para comprar quando chegar a hora de trocar.





Para evitar transtornos, faça uma revisão preventiva a cada 10 mil quilômetros e troque a peça a cada 20 mil quilômetros. É muito importante pois, diferente da correia dentada, as auxiliares não ficam tão protegidas contra as ações da poeira e da ventilação. O desgaste acaba diminuindo a durabilidade.


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