Conversor de Torque
1. O que é conversor de torque?
O conversor de torque – também chamado de conversor binário – é um aparelho usado para transferir a força da rotação de uma peça do motor para o eixo do veículo. É um acoplamento hidráulico que permite o motor girar independentemente do câmbio. Como quando o carro está parado e o motor precisa girar mais devagar. A quantidade de torque que passa pelo conversor nesse momento é menor. Assim, para manter o carro parado, basta pressionar levemente o pedal de freio.
Mas, por exemplo, se você pisar no acelerador com o veículo parado, terá que pressionar com mais intensidade o pedal do freio se quiser que ele pare logo em seguida. Isso acontece porque o motor bombeou mais fluido para o conversor de torque conforme foi acelerado.
O conversor de torque é composto por três peças: a turbina, a bomba e o estator.
a) Turbina: É a parte móvel. Fica conectada à caixa de velocidade;
b) Bomba: A bomba é ligada ao motor. A bomba e a turbina nunca entram em contato. O fluido que sai das palhetas da turbina é levado para a bomba por meio das palhetas do reator;
c) Estator: É um componente fixo que direciona o fluxo do fluído de direção. Possui uma embreagem unidirecional que faz com que ele rode no mesmo sentido do conversor e em velocidades elevadas. Ele existem para que a força do fluido não se perdesse ao se chocar diretamente contra as palhetas da bomba.
2. Como funciona o conversor de torque?
A caixa do conversor de torque fica aparafusada no volante do motor. Assim, ela funcionará com a velocidade sincronizada com ele. As peças que fazer a compressão do conversor de torque ficam anexadas à caixa para funcionarem na mesma rotação que o motor. A bomba dentro do conversor é do tipo centrífuga, conforme ela gira, o fluido é jogado para fora – semelhante ao funcionamento de uma máquina de lavar roupas durante o ciclo de secagem. Assim que o fluido é expelido, um vácuo é gerado puxando mais fluido para dentro.
Então, o líquido entra nas lâminas da turbina – conectada ao câmbio. Ela faz com que o câmbio gire e o carro se movimente. Nesse processo, o fluido deixa o centro da turbina e se desloca em uma direção diferente da que estava. A partir de então, entra em cena o estator. Ele fica posicionado no centro do conversor e redireciona o fluxo que retorna da turbina antes de atingir a bomba. Isso aumenta a eficiência do componente.
3. Quando é necessário fazer a troca do conversor de torque?
Você só precisará fazer a troca do conversor de torque quanda a peça apresentar defeito. Você perceberá dificuldades para conduzir o veículo na velocidade adequada. Um conversor defeituoso não fornece a potência correta em velocidades baixas e emite sons anormais durante as trocas. É essencial que faça a substituição o quanto antes pois a sua segurança em conduzir o carro estará reduzida e propensa a acidentes.
4. Como testar o conversor de torque?
a) Preciso entender de mecânica para testar o conversor de torque?
FAZ AI, É MUITO FÁCIL!
O procedimento é simples. Não precisa de conhecimento técnico de mecânica e nem necessita de ferramentas que você não tenha em casa.
b) Do que preciso para testar o conversor de torque?
- Um local seguro e regular para testar o veículo em movimento.
c) Passo a passo de como trocar o conversor de torque?
1º Passo: Sente no banco do motorista e ligue o motor
Você vai sentar no banco do motorista e usar a chave para ligar o motor. Depois vai deixá-lo esquentar por cerca de dois minutos.
2º Passo: Pise no acelerador
Agora, pise no acelerador para girar o motor duas vezes. Então, deixe-o voltar para a marcha lenta e pise no freio ao mesmo tempo que engata a marcha para frente.
3º Passo: Sinta e ouça o engate do sistema de transmissão
Preste atenção na movimentação da transmissão. Se o conversor estiver com defeito, você escutará um estalo durante o engate. Também pode acontecer da transmissão demorar para engatar – normalmente isso é problema de fluxo de fluido.
4º Passo: Passe por todas as marchas
Não esqueça da ré, nem de não movimentar o veículo.
5º Passo: Coloque a transmissão na posição de estacionamento
Coloque a transmissão em “park” depois que testar todos os engates andando. Vá para frente, para trás e conduza o veículo para ouvir e sentir os sinais de defeito que a transmissão pode estar fazendo.
6º Passo: Acelere o carro
Agora, com o carro parado, coloque a transmissão na marcha para frente e acelere rapidamente. Dirija o quanto for necessário para testar todas as marchas. Durante a aceleração tente ouvir ou sentir respostas lentas, giros altos sem aumento de potência e sons que indicam a quebra das engrenagens do conversor.
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