Perguntas frequentes
Você tem uma oficina de serviços automotivos e quer cadastrar sua empresa na Sua Oficina Online mas tem dúvidas? Veja aqui as respostas para principais perguntas feitas pelas oficinas sobre o site.
- Como a Sua Oficina Online funciona?
- Quanto custa para cadastrar minha oficina?
- Como faço para cadastrar várias oficinas de uma só vez?
- Como faço o cancelamento do meu cadastro
- Quais as formas de pagamento?
- Como os clientes me acham no site?
- Qual a quantidade de acessos no site?
- Como as pessoas entram no site?
- Como é feito o contato com o cliente?
- O que fazer quando não tenho todas informações necessárias para preparar um orçamento?
- Por que preciso informar meu WhatsApp?
- A Sua Oficina Online garante o aumento de clientes na minha empresa?
- Por que alguns clientes pedem o contato mas não vêm até minha oficina imediatamente?
- Quais os diferenciais da Sua Oficina Online?
- De onde vem as avaliações da minha oficina que vejo no site?
- Como alterar ou incluir informações sobre minha oficina no site?
- Por que é obrigatório enviar fotos da minha oficina?
- O que posso fazer para aumentar o número de clientes atendidos que de fato vêm até minha oficina?
- O site faz leilão entre as oficinas parceiras?
- Como posso atender melhor os clientes?
- Que tipos de empresas podem se cadastrar no site?
- Outras dúvidas
1. Como a Sua Oficina Online funciona?
A Sua Oficina Online é um site que conecta donos de carros e prestadores de serviços automotivos (mecânica, funilaria, auto-elétrica, borracharia, estética, etc). Nossa missão é conectar as oficinas com os clientes certos para elas oferecendo uma alternativa fácil e econômica de divulgar seus serviços na internet e aumentar suas vendas.
2. Quanto custa para cadastrar minha oficina?
Nada, cadastrar sua oficina é totalmente gratuito por 30 dias!
Além de incluir sua empresa na nossa plataforma, ao se cadastrar você tem direito a receber pedidos ilimitados de clientes através do whatsapp por 30 dias. Você só vai pagar a mensalidade de R$49,90 se que quiser continuar recebendo os pedidos dos clientes após o período de teste gratuito.
3. Como faço para cadastrar várias oficinas de uma só vez?
Para cadastrar mais de uma oficina entre em contato pelo email contato@suaoficinaonline.com.br informando que pretende cadastrar mais de uma oficina.
4. Como faço o cancelamento do meu cadastro?
Caso você já tenha cadastrado sua oficina e não gostou do formato de trabalho, queira remover sua oficina do site ou não quer mais receber pedidos de clientes, basta enviar uma mensagem no whatsapp oficial da Sua Oficina Online ou enviar um email solicitando a remoção da sua empresa para o endereço contato@suaoficinaonline.com.br.
Lembramos que você não paga absolutamente nada para se cadastrar na plataforma e receber os pedidos dos clientes por 30 dias. O teste de 1 mês é totalmente gratuito para você só começar a pagar se realmente enxergar os resultados.
5. Quais as formas de pagamento?
Por enquanto trabalhamos apenas com boleto bancário. Em breve aceitaremos outras formas de cobrança, como cartão de crédito, débito em conta, etc.
6. Como os clientes me acham no site?
Sua oficina irá aparecer para os usuários do site toda vez que ela for a oficina certa para atender aquele cliente. Para definir qual oficina é a certa para o cliente, nós usamos 2 critérios: 1) Localização e 2) Serviço solicitado.
Sua oficina vai aparecer sempre que um usuário estiver buscando um serviço que a sua oficina faça e esteja na região que a sua oficina atende. Ou seja, sua oficina não vai aparecer para serviços que você não faça e nem para buscas em regiões distantes à sua oficina. Essa regra garante que os contatos enviados sejam os mais qualificados possíveis, aumentando a chance de venda do serviço.
7. Qual a quantidade de acessos no site?
Atualmente temos cerca de 50 mil acessos mensais no site - número esse que tem aumentado consistentemente devido ao esforço contínuo da nossa equipe em produzir novos conteúdo, melhorar o site e firmar parcerias. A grande maioria dos usuários são pessoas que estão procurando solução para algum problema que identificaram nos seus carros.
8. Como as pessoas entram no site?
A maioria dos clientes da Sua Oficina Online entram no site por meio de pesquisas em sites de busca (Google, Bing, Yahoo, etc) ou através de sites e empresas parceiras (frotistas, gestores de frota, seguradoras, etc).
9. Como é feito o contato com o cliente?
Quando um cliente entra no site e pede um contato/orçamento de uma ou mais oficinas, a Sua Oficina Online encaminha o pedido para as oficinas parceiras que podem atender o cliente por WhatsApp. Fazemos isso enviando pela mensagem o contato do cliente, o serviço solicitado e o veículo informado.
Assim você recebe somente pedidos de clientes que pode atender e com todas informações necessárias para iniciar o atendimento pelo whatsapp (nome do cliente, contato, serviço e veículo).
10. O que fazer quando não tenho todas informações necessárias para preparar um orçamento?
Sabemos que as oficinas que passam o orçamento do serviço pelo WhatsApp tem mais chances de vender do que as oficinas que solicitam uma visita do cliente para fazer um diagnóstico. Porem, em muitos casos, principalmente quando se trata de serviços mais complexos pode ser muito difícil definir um orçamento. Nesses casos, recomendamos que o atendente da oficina tente entender melhor o problema para realmente esgotar as chances de não se passar o orçamento. Caso realmente não seja possível, vale explicar para o cliente a situação e perguntar se ele aceitaria ir até a oficia para fazer um diagnóstico.
11. Por que preciso informar meu WhatsApp?
Toda comunicação entre a Sua Oficina Online e as oficinas parceiras é feita através do WhatsApp. É por meio do WhatsApp que enviamos os pedidos de orçamento dos clientes, fazemos o treinamento das oficinas, retiramos dúvidas, recebemos informações para inclusão no site, entre outros. Além disso, o atendimento ao cliente também é feito pelo WhatsApp.
Em muitos casos as oficinas parceiras não possuem um número de WhatsApp da oficina. Nesse caso sugerimos que a oficina cadastre o número de WhatsApp do profissional responsável pelas vendas da empresa, que tenha condições e disponibilidade de atender dos clientes e fazer o orçamento de serviços. Infelizmente não conseguimos atender oficinas que ainda não trabalham com WhatsApp.
12. A Sua Oficina Online garante o aumento de clientes na minha empresa?
Não. Somos um site que conecta proprietários de carro que precisam de algum serviço automotivo com oficinas e outros prestadores.
Tentamos ao máximo criar a melhor solução digital para os clientes encontrarem e escolherem algum prestador de serviço automotivo, incentivando-os a escolher alguma empresa cadastrada na plataforma para ajudá-lo a resolver seu problema. Contudo, a decisão de onde levar o carro cabe sempre ao cliente, que leva em conta inúmeras variáveis para tomar essa decisão - que estão fora do controle da Sua Oficina Online.
Portanto, apesar de saber que nossas oficinas parceiras começam a vender mais após o cadastro na oficina online, não podemos garantir que isso se repetirá para todas oficinas que se cadastrarem na plataforma.
13. Por que alguns clientes pedem o contato mas não vêm até minha oficina imediatamente?
Assim como nos contatos por telefone, nem todos clientes que entram em contato necessariamente vão a sua oficina. Existem muitos clientes que identificam um problema no carro e utilizam a Sua Oficina Online para fazer uma pesquisa prévia sobre onde levar o veículo. Porém, em casos que o problema não impede o funcionamento do carro o cliente pode demorar a tomar a decisão de ir até a oficina para executar o serviço.
Sabemos que a maioria dos clientes vão até as oficinas contatadas para realizar o serviço, mas que isso geralmente demora de 1 a 3 semanas para se concretizar.
Portanto, é normal que você só veja os resultados das abordagens depois de um tempo após o primeiro contato com os clientes atendidos.
14. Quais os diferenciais da Sua Oficina Online?
A Sua Oficina Online é uma solução única para empresas do ramo automotivo no Brasil. Oferecemos duas vantagens para as empresas parceiras que não são oferecidas por outras empresas no mercado: 1) Preço e 2) Facilidade.
- Preço: As outras soluções de divulgação na internet normalmente custam bem mais caro e não são especializadas em serviços automotivos.
- Facilidade: Cadastrar a sua oficina na Sua Oficina Online leva menos de 5 minutos. Comparado com a opção de fazer um site, uma página do facebook e gerenciar as campanhas desses sites, a Sua Oficina Online é muito mais simples e rápida para levar os clientes até você sem quase nenhum trabalho para a oficina. Dessa forma, a empresa parceira pode focar todo seu tempo e energia no seu negócio, prestando o melhor serviço ao seu cliente.
15. De onde vem as avaliações da minha oficina que vejo no site?
As avaliações dos clientes disponíveis no site são provenientes de informações públicas do Google Meu Negócio (ex-Google Places). Caso queira aumentar a nota média da sua oficina você pode pedir aos seus clientes que avaliem sua empresa no Google.
16. Como alterar ou incluir informações sobre minha oficina no site?
Estamos trabalhando em uma área de clientes, assim que ela estiver pronta todas oficinas cadastradas na plataforma terão um login e senha de acesso para personalizar o perfil da empresa no site. Por enquanto, contudo, pedimos que as oficinas enviem as informações que pretendem incluir/alterar através do nosso whatsapp.
17. Por que é obrigatório enviar fotos da minha oficina?
Exigimos que as oficinas parceiras enviem pelo menos 1 (uma) foto da oficina para incluirmos no site, podendo enviar até 5 (cinco) fotos. A foto passa mais credibilidade e confiança aos clientes, aumentando as chances de solicitarem um orçamento pelo site e irem até as oficinas parceiras realizar os serviços.
18. O que posso fazer para aumentar o número de clientes atendidos que de fato vêm até minha oficina?
Ao se cadastrar na Sua Oficina Online você começa a usar a internet como mais um canal de vendas para sua empresa. Como acontece com clientes que vão até sua empresa ou entram em contato por telefone, não são todos os clientes atendidos que vão comprar um serviço. Existem muitas pessoas que ainda não estão no momento certo de fazer a contratação de um serviço, algumas são curiosas, que outras não tem dinheiro, algumas postergam a manutenção, etc. São variados os casos que impedem que um cliente atendido venha a contratar um serviço.
Hoje sabemos que nossas oficinas parceiras geralmente precisam atender cerca de 7 potenciais clientes para fechar uma venda – esse número pode variar para mais ou para menos.
Então, o segredo para fazer mais vendas é atrair o máximo de contatos possíveis. Para isso, indicamos que você forneça o máximo de informações sobre sua oficina (fotos, especialidades, formas de pagamento, etc.) e faça o melhor atendimento possível ao cliente.
19. O site faz leilão entre as oficinas parceiras?
Não. Apesar do cliente acessar diversos orçamentos, acreditamos que são vários os fatores que levam os clientes a escolherem uma oficina ou outra, sendo que o preço é apenas um diferencial e não um fator definitivo para a escolha do cliente entre vários fornecedores. Procuramos disponibilizar o máximo de informações possíveis das oficinas para permitir que o cliente encontre oficinas que se enquadram no que ele busca em um prestador de serviço: como nota/avaliação dos próprios clientes, serviços prestados, especialidades, diferenciais, experiência, entre outros.
Por fim, o processo final da venda é responsabilidade da oficina. Ela que vai atender o cliente, tirar dúvidas e explicar mais sobre a situação.
20. Como posso atender melhor os clientes?
Damos a todas empresas parceiras algumas sugestões para aumentar as chances de venderem mais através da Sua Oficina Online, baseado no sucesso de algumas oficinas que já são nossas clientes:
- Cordialidade: quanto mais educado você for com o cliente mais ele vai gostar de você e maiores as chances dele escolher a sua oficina para levar o carro dele.
- Rapidez: quanto mais rápido o primeiro contato com o cliente maiores as chances dele decidir ir até sua oficina. Uma das principais reclamações dos proprietários de carro sobre as oficinas é a demora no atendimento e na entrega dos serviços. Quando o primeiro contato é rápido o cliente acredita que todo o atendimento será ágil.
- Flexibilidade: nem todo cliente está pronto para comprar nesse exato momento. Tente entender por que ele está querendo fazer o serviço para que você possa ajudá-lo. Lembre-se, o objetivo é levar o cliente até a sua oficina.
- Empatia: em muitos casos o cliente sabe que tem alguma coisa errada com seu carro, mas não sabe exatamente a causa desse problema e nem o serviço necessário para resolvê-lo. A maioria dos clientes não entendem de mecânica - e nem querem entender. Assim, é normal que façam perguntas aparentemente simples do ponto de vista de um profissional do ramo. Por isso sugerimos que as oficinas parceiras sejam solícitas para sanar mesmo as dúvidas mais leigas a fim de passar confiança e credibilidade para os clientes.
- Transparência: tente se comunicar com o cliente de forma muito honesta. Quando precisar avaliar o carro antes de passar um orçamento, por exemplo, explique porque é necessário fazer uma inspeção física. Quando enviar orçamento, procure discriminar o preço das peças e dos serviços,
- Dê opções: busque antecipa os problemas dos clientes e mostrar alternativas. Um exmeplo é facilitar a forma de pagamento em caso de serviços de valor alto.
21. Que tipos de empresas podem se cadastrar no site?
Buscamos incluir todo tipo de prestadores de serviços automotivos, sejam eles independentes ou grandes grupos empresariais.
Atualmente o site agrega centenas de serviços prestados pelos seguintes tipos de empresas:
- Oficinas mecânicas
- Auto-Elétricas
- Funilarias e Pintura
- Martelinho de ouro
- Borracharias
- Auto Peças
- Estética automotiva
- Guincho e Auto-socorro
- Blindagem
- Vidraçaria
- Tapeçaria
- Inspeção veicular
- Entre outros
Contudo, estamos sempre atualizando o site com o intuito de incluir novos serviços e empresas. Caso tenha uma empresa que ofereça algum serviço que não esteja listado no nosso formulário de cadastro, você têm a opção de informar novos serviços.
Outras dúvidas
Caso tenha dúvidas que não tenham sido respondidas acima você pode nos enviar a pergunta pelo email contato@suaoficinaonline.com.br. Teremos satisfação em respondê-lo o mais rápido possível.