Bomba de Óleo
1. O que é uma bomba de óleo?
A bomba de óleo é a peça responsável por promover a lubrificação do motor do carro. O processo acontece quando o óleo do cárter é retirado e enviado por tubulações. O componente que faz o envio é a bomba de óleo. Para fazer isso, a bomba faz a rotação de engrenagens ou rotor – que é produzida pela própria rotação do motor.
A bomba de óleo é composta pelo corpo, a tampa, alguns eixos, engrenagens internas e válvula. O formato das peças é semelhante em motores à gasolina e à álcool: o corpo e a tampa feitos de alumínio. Os eixos da válvulas são feitos em aço tratado e as engrenagens são compostas de ferro.
Existem dois tipos de bomba de óleo:
a) Bomba de Engrenagens: Possui um par de rodas dentadas que engatam entre si e giram em uma caixa. O óleo entra por um dos lados, transportado pelas engrenagens e sai pelo outro lado.
b) Bomba de Rotor: O rotor no interior da bomba engrena no rotor exterior. Ambos os rotores possuem eixos de rotação diferentes. Portanto, o espaço entre eles varia de dimensão. Isso faz com que o óleo seja aspirado de um lado e expelido do outro.
2. Quando é necessário trocar a bomba de óleo?
Alguns sintomas podem ser observados caso tenha que trocar a bomba de óleo. Um dos problemas mais comuns é defeito na fabricação das peças – ou uso de peças falsificadas – que não aguentam a pressão do óleo nas engrenagens. Esse desgaste pode causar o afinamento dos dentes das engrenagens e o crescimento da carcaça ou corpo da bomba. Isso acaba por abrir mais a folga e cria um vão entre as engrenagens e a tampa. Também pode ocorrer a diminuição do êmbolo da válvula de alívio – que acaba atrapalhando a vedação do óleo.
Das peças que sofrem desgaste, a válvula de alívio é a mais prejudicada, principalmente pela pressão do motor. Você também deve se atentar às condições da bronzina. Ela é o maior indicador de necessidade de troca da bomba de óleo.
3. Quais manutenções podem ser feitas na bomba de óleo?
Basicamente, se algum componente da bomba de óleo apresentar problema, você terá que substituí-lo. Isso, porque as peças envolvidas sofrem muita pressão. Não existe reparo que faça o item trabalhar como um novo.
Por isso, também, que você deve prestar sempre atenção em mecânicos que apresenta a solução “dou um jeitinho”. Simplesmente não existem formas de prolongar a vida de algumas peças e a bomba de óleo é uma delas.
Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca da bomba de óleo em São Paulo
Troca da bomba de óleo em Rio de Janeiro
Troca da bomba de óleo em Belo Horizonte
Troca da bomba de óleo em Curitiba
Troca da bomba de óleo em Brasília
Troca da bomba de óleo em Porto Alegre
Troca da bomba de óleo em Goiânia
Troca da bomba de óleo em Fortaleza
Troca da bomba de óleo em Salvador
Troca da bomba de óleo em Campinas
Troca da bomba de óleo em Recife
Troca da bomba de óleo em Guarulhos
A sua oficina agora está online
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil. Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara o preços de serviços mecânicos entre elas.