Barra Estabilizadora da Suspensão
1. O que é a barra estabilizadora da suspensão?
Normalmente a barra estabilizadora fica na suspensão dianteira e na traseira em alguns modelos. Elas têm a função de unir os dois lados da suspensão. A peça consegue limitar o movimento lateral do veículo em torno do seu próprio eixo. Elas ajudam a evitar as oscilações e reduzir a derrapagem do carro, equilibram os movimentos do itens independentes da suspensão durante curvas e rodovias instáveis. Quando a barra está funcionando adequadamente, ela ajuda no conforto da direção.
A barra estabilizadora só entra em ação quando a suspensão se movimenta de forma irregular – quando o carro passa por lombadas, ou buracos. Essa função é possível graças a torção da peça. É nesse momento que ela limita a rolagem do carro e alivia o peso na roda interna à curva, transferindo o peso para a parte externa da roda.
2. Quando é necessário trocar a barra estabilizadora da suspensão?
Quando a barra estabilizadora está com defeito, você sentirá a diferença no comportamento do carro. Existem três sinais que indicam problemas na barra:
a) Desgaste do pneu:
A barra estabilizadora é basicamente uma mola de aço que transfere a ação da suspensão. Portanto, sua rigidez tende a ser constante, exceto quando está danificada pelo tempo ou por sobrecarga. Nesses casos, os pneus podem ficar desgastados, principalmente se o motorista costuma rodar em alta velocidade. O desgaste no pneu por conta da barra tem o formato de um cotovelo ou de cristas.
b) Barulhos incomuns:
Algumas barras são ligadas na suspensão por hastes de ligação. Estas hastes têm mancais nas duas extremidades para amortecer a transferência de carga. Outras ficam inseridas nos mancais do braço de controle. Se aparecer algum problema, a direção ficará instável e você perceberá um barulho incomum ao esterçar o volante, passar por buracos ou lombadas.
c) Perda de controle:
Os pontos de encaixe da barra estabilizadora são revestidos com mancais. Isso acontece para que exista mais amortecimento ao mesmo que as peças ficam rígidas. É normal que esses mancais se desgastem com o tempo e isso até pode passar despercebido durante as revisões periódicas. Se os seus hábitos de direção são extremos – você pega muita estrada ou dirige por terrenos instáveis -, esse desgaste resultará na perda de controle do veículo.
3. Quais manutenções podem ser feitas na barra estabilizadora da suspensão?
A barra estabilizadora normalmente não apresenta defeitos. Em alguns casos, as buchas que ficam nas duas extremidades, sofrem com o desgaste e precisam ser trocadas. Essas buchas são as responsáveis por fixar a barra na carcaça do veículo e na suspensão.
Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca da barra estabilizadora em São Paulo
Troca da barra estabilizadora em Rio de Janeiro
Troca da barra estabilizadora em Belo Horizonte
Troca da barra estabilizadora em Curitiba
Troca da barra estabilizadora em Brasília
Troca da barra estabilizadora em Porto Alegre
Troca da barra estabilizadora em Goiânia
Troca da barra estabilizadora em Fortaleza
Troca da barra estabilizadora em Salvador
Troca da barra estabilizadora em Campinas
Troca da barra estabilizadora em Recife
Troca da barra estabilizadora em Guarulhos
A sua oficina agora está online
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil. Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara o preços de serviços mecânicos entre elas.