Automático do Motor de Arranque
1. O que é o automático do motor de arranque?
O automático do motor é uma espécie de interruptor – dentro da solenóide do motor de arranque – que cuida da circulação da corrente elétrica necessária para girar o motor. Ele garante que a quantidade ideal de energia será transmitida.
2. Como funciona o automático do motor de arranque?
O automático é formado por duas bobinas que retém e atraem energia, e por um condutor de corrente elétrica composto por fios enrolados. Esses fio formam um campo magnéticos na sua parte interna. Dentro do condutor, existe um cilindro metálico permeável a energia magnética que se liga a haste conectada na alavanca do pinhão. Na parte de trás, existem dois pólos – um que sai da bateria para o terminal positivo do solenóide e outro para o terminal positivo do motor de arranque. Quando é dada a partida, esses polos são conectados, a energia eletromagnética faz o cilindro metálico se movimentar, em seguida o pinhão que coloca o motor em funcionamento.
3. Quando é necessário fazer a troca do automático do motor de arranque?
O sintoma mais claro de que o automático pode estar com problemas é a dificuldade de dar partida no carro ou até não conseguir fazê-lo. não existe uma vida útil definida para o automático – pode durar até 60 mil quilômetros se bem cuidado -, pois, assim como o motor de arranque, ele é pouco usado em comparação aos outro componentes do veículo.
4. Quais manutenções podem ser feitas no automático do motor de arranque?
É possível fazer o recondicionamento da peça, mas só quando o problema é nos contatos antes da bobina interna, nos de acionamento de arranque ou contatos de ignição. Se a falha for na bobina em si, não vale a pena tentar recuperar. O preço de uma reforma de bobina é superior ao de comprar um item novo, além da qualidade de operação não ser a mesma.
Outra manutenção possível é a inversão do contato interno desgastando. Os contatos costumam desgastar só nas pontas. Isso acontece durante o fechamento dos contatos devido a amperagem da bateria. Portanto, existe uma parte que ainda pode ser usada, então os contatos são invertidos e funcionam perfeitamente durante um tempo ainda – mas preste atenção na troca, essa é só uma solução paliativa.
5. Como testar o automático do motor de arranque?
a) Preciso entender de mecânica para testar o automático do motor de arranque?
DÁ PARA FAZER, MAS NÃO BOBEIA!
Não precisa de conhecimento muito aprofundado de mecânica e elétrica, mas tem de saber onde ficam as peças. As ferramentas necessárias são fáceis de encontrar. Só fique atento ao passo-a-passo e à proteção.
b) O que preciso para testar o automático do motor de arranque?
- Um voltímetro;
- Uma chave de fenda.
**c) Passo a passo para testar o automático do motor de arranque? **
Como o automático faz parte do solenóide do motor de arranque,e é muito importante para o funcionamento dele, ensinaremos como testar o sistema todo.
1º Passo: Estaciona o carro é um local seguro e prático para o procedimento
Dependendo do veículo, você terá que mexer na parte de baixo. Portanto, tome todas a precauções necessárias.
2º Passo: Encontre os conectores elétricos do solenóide
Um deles possui um fio trançado encaixado na partida – é a positiva.
3º Passo: Use o voltímetro para identificar se o solenóide está funcionando.
Coloque o voltímetro no polo positivo e aterre o negativo para saber se o solenóide está recebendo a quantidade ideal de energia. Então peça ajuda de um colega para dar partida no carro. A identificação do voltímetro deve ser de 12v.
4º Passo: Teste o solenóide com a corrente direta da bateria
Retire o fio da ignição e use uma chave de fenda isolada, conecte o positivo do solenóide direto no terminal onde a ignição se conecta. Quando você fizer isso, 12v serão aplicados diretamente da bateria. Com isso, o solenóide deve ser ativado.
Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Revisão do motor de arranque em São Paulo
Revisão do motor de arranque em Rio de Janeiro
Revisão do motor de arranque em Belo Horizonte
Revisão do motor de arranque em Curitiba
Revisão do motor de arranque em Brasília
Revisão do motor de arranque em Porto Alegre
Revisão do motor de arranque em Goiânia
Revisão do motor de arranque em Fortaleza
Revisão do motor de arranque em Salvador
Revisão do motor de arranque em Campinas
Revisão do motor de arranque em Recife
Revisão do motor de arranque em Guarulhos
A sua oficina agora está online
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil. Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara o preços de serviços mecânicos entre elas.