Servo Freio
1. O que é servo freio?
Servo freio é um componente do sistema de freio que tem a função de potencializar a força aplicada pelo motorista no pedal do freio. Esse processo acontece por meio da diferença de pressão e vácuo, que intensifica a força de atuação no cilindro mestre. Dessa forma, diminuindo a força necessária para reduzir a velocidade do veículo, trazendo mais conforto e segurança aos passageiros e condutor.
Importante: O servo freio faz parte do sistema de freio que pertence ao que chamamos de “segurança ativa”. Sendo um dos mais importantes. Qualquer problema em seus componentes, pode acarretar em acidentes sérios e colocar a vida dos ocupantes em perigo.
A criação do servo freio se deu devido ao aprimoramento dos sistemas de freios. Por sua vez, se tornaram cada vez mais necessários com a evolução da indústria automotiva. Tornando os veículos mais velozes – consequentemente, precisando de freios mais potentes. Então, foram desenvolvidas novas tecnologias que suprissem essa necessidade, como os freios a disco. São bem mais eficientes, mas requerem uma ajuda extra para aliviar os níveis de esforços para desacelerar velocidades muito altas. É aí que surge o servo freio.
Existem alguns tipos de servo freio. Porém, o mais utilizado em carros de passeio – com motores de ignição por vela – é o sistema à vácuo. O que reduz o esforço durante a frenagem é uma energia à vácuo criada pelo motor somada à pressão atmosférica.
Outros tipos de servo freio:
Além do à vácuo, existem 4 outros modelos no mercado. Eles mudam conforme as necessidades do veículos onde são instalados:
a) Servo freio por ação hidráulica
Esse tipo de servo freio também pode ser acionado pelo motor. Porém, isso custa muito mais caro.Esse sistema usa energia obtida de um acumulador hidráulico de alta pressão.
b) Hydrobooster
O hydrobooster funciona sem o vácuo. Esse sistema não é fabricado no Brasil e está presente apenas em algumas picapes.
c) Dual Ratio (Duas Razões)
É o conjunto do servo que possui dois compartimentos diferentes para os vários tipos de acionamento. Um deles é usado durante frenagens sutis ou em baixas velocidades. O segundo, é ativado em frenagens bruscas, emergenciais e em alta velocidade.
d) ADAM (Acionamento Assistido Mecanicamente)
O ADAM auxilia no acionamento emergencial, com uso de ABS. É normal que o freio sofra trepidações quando o ABS é acionado. É nesse momento que o ADAM funciona. Assim, a força não retorna a situação inicial e mantenha a energia aplicada pelo condutor para continuar freando e faz com que o carro desacelere em uma distância segura.
2. Como funciona o servo freio?
Como o servo freio à vácuo é o mais usado, vamos explicar como esse sistema especificamente. O vácuo do servo é gerado por meio de uma sucção que é produzida pelos pistões durante a combustão. O servo conta com duas câmaras separadas por um diafragma e um êmbolo. A passagem entre as câmaras é controlada por algumas válvulas.
Quando o pedal do freio é acionado, a passagem entre as duas câmaras são fechadas ao mesmo tempo. Isso abre um caminho para o ar/pressão atmosférica que irá empurrar o êmbolo do servo para cima, acionando o cilindro mestre. É assim que a força no pedal é ampliada.
Peças do servo freio à vácuo
a) Tampas: Seu objetivo de armazenar o vácuo.
b) Diafragma: Atua separando às câmaras de ar e vácuo.
c) Êmbolo de força: É no êmbolo onde ficam as válvulas de entrada de ar e a passagem de vácuo que controla o sistema.
d) Haste de entrada: É quem transfere a força do pedal para o freio.
e) Haste de saída: Ela aciona o cilindro mestre.
f) Válvula de retenção: Mantém o vácuo ideal para quando o freio precisar ser acionado, mesmo com o motor desligado.
g) Disco de reação: Modula a força de entrada e a força de saída do servo freio.
3. Quando é necessário trocar o servo freio?
A vida útil do servo freio é de cerca de 120 mil quilômetros. Mas, como quase todas as peças, esse período varia conforme a instalação, a manutenção e os hábitos de direção do motorista. Por isso, preste atenção em alguns sinais que o carro dá para quando o servo freio estiver ruim. O maior de todos os sinais é o pedal duro e a falta de controle. Em alguns casos, como o rasgo no diafragma, ouve-se um ruído de vazamento de ar e alterações na rotação do motor durante a frenagem. Normalmente são gerados por diafragma rasgado, por contaminação de combustível ou fluido de freio, fadiga por desgaste natural, mau funcionamento das válvulas que controlam a força ou da de retenção de vácuo.
Alguns outros problemas relacionados ao servo freio que causam a sensação de pedal duro:
- Articulação do pedal emperrada.
- Servo freio com vazamento.
- Obstrução na fonte de vácuo ou na entrada de ar do servo.
- Cilindro mestre emperrado ou cilindro de roda/freio a disco emperrado.
- Mangueiras ou tubulações obstruídas.
- Lonas ou pastilhas vidradas ou de baixa qualidade.
- Motor gerando pouco vácuo para o servo freio.
4. Quais manutenções podem ser feitas no servo freio?
O servo freio é um componente que não requer muitas manutenções. A revisão só é necessária quando alguma peça do sistema de freio apresenta defeito (principalmente o pedal duro).
Atenção: O servo freio não pode ser reparado. Ele é composto por tampas seladas e requer a troca de todo o componente quando apresenta algum defeito.
Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca do servo freio em São Paulo
Troca do servo freio em Rio de Janeiro
Troca do servo freio em Belo Horizonte
Troca do servo freio em Curitiba
Troca do servo freio em Brasília
Troca do servo freio em Porto Alegre
Troca do servo freio em Goiânia
Troca do servo freio em Fortaleza
Troca do servo freio em Salvador
Troca do servo freio em Campinas
Troca do servo freio em Recife
Troca do servo freio em Guarulhos
A sua oficina agora está online!
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.
Aqui você compara o preço de serviços mecânicos das melhores oficinas próximas de você.
Subscribe to Sua Oficina Online
Get the latest posts delivered right to your inbox